Título: Rusgas também com Bachelet
Autor:
Fonte: O Globo, 24/11/2007, O Mundo, p. 51

Governante chilena reclamou de declaração a favor da Bolívia.

SANTIAGO. A rusga com o rei Juan Carlos, da Espanha, não foi a única enfrentada por Hugo Chávez durante a Cúpula Ibero-americana, na semana passada, em Santiago. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, revelou ontem que pediu ao presidente venezuelano para não intervir numa diferença marítima entre seu país e a Bolívia. Ela ficou ainda contrariada por Chávez não ter defendido a queda nos preços de petróleo durante reunião da Opep.

No Chile, Chávez expressou seu apoio ao pedido da Bolívia de ter acesso ao Oceano Pacífico, que o país perdeu há mais de um século após enfrentar os chilenos numa guerra.

- Indiquei a ele que a questão com a Bolívia era um tema bilateral e que não me pareceu feliz sua declaração. Pedi que não fizesse mais declarações sobre isso, e ele não as fez - disse Bachelet numa entrevista ao Canal 13, que será exibida hoje na TV chilena.

Bachelet disse ter reclamado com Chávez também sobre suas críticas ao tema da cúpula, a coesão social, já que ele o havia aprovado no ano anterior. Além disso, ela reclamou de sua atuação na Opep.

- Pedi a ele para levar a voz dos latino-americanos e dizer que era necessário baixar os preços. Quando vi na imprensa, ele disse que era um preço justo e que devia subir mais.

Durante a cúpula, Chávez ouviu o rei mandá-lo se calar por fazer críticas ao ex-presidente de governo espanhol José María Aznar.