Título: Terras são próprias para plantio e bem localizadas
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 25/11/2007, O País, p. 12

Presidente do Incra festeja a aquisição, que pode tirar Secretaria Antidrogas do vermelho.

BRASÍLIA. Para o presidente do Incra, Rolf Hackbart, a aquisição das terras é um bom negócio, por serem produtivas e estarem localizadas em estados como Goiás, São Paulo, Paraná e Pernambuco, propícios ao plantio.

- São fazendas em áreas de terra de boa qualidade e onde os imóveis são caros. Propriedades pertencentes ao tráfico e que cumprirão uma função social - disse Hackbart.

O Incra já está de olho nas terras da empresa Mariad Exportações e Importações, em Juazeiro, na Bahia. A empresa era do colombiano Gustavo Duran Bautista, traficante preso com 485 quilos de cocaína, e que mandava a droga para a Europa no fundo de caixas de frutas produzidas no Vale do São Francisco.

O negócio com o Incra pode tirar a Secretaria Antidrogas do vermelho. O orçamento do Funad este ano é de R$8,5 milhões. Apenas uma das fazendas de Beira-Mar tem preço estimado de R$2,8 milhões. Os recursos do fundo têm que ser usados em ações de prevenção às drogas, como campanha em escolas.

- Temos sério problema de caixa - disse o general Roberto Uchôa, chefe da secretaria.

Para a diretora da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Goiás, Sandra do Carmo, que atuou no acordo entre Incra e Senad, a parceria vai ajudar na solução do problema de falta de terras para a reforma agrária.

- É mais uma alternativa para os sem-terra, que ficam anos vivendo em acampamentos.