Título: El País: Brasil toma as rédeas com descoberta
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 26/11/2007, Economia, p. 15

O jornal espanhol ¿El País¿, em reportagem publicada na edição de ontem, diz que a descoberta das reservas de petróleo no campo de Tupi pela Petrobras faz do Brasil a ¿principal potência energética da América Latina a médio prazo¿. Segundo o ¿El País¿, o Brasil ¿toma as rédeas da América Latina¿, ¿e se afasta de (Hugo) Chávez e (Evo) Morales¿. A reportagem também destaca a retirada do Brasil, anunciada há poucos dias, de um projeto conjunto de gás na Venezuela.

¿Nem o petróleo da Venezuela nem o gás da Bolívia, com dois anúncios quase simultâneos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva colocou o Brasil como a principal potência energética da América Latina no médio prazo, tanto na visão de seus vizinhos quanto nos investimentos internacionais¿, diz a reportagem.

O ¿El País¿ faz referência ainda à comemoração recente do presidente Lula sobre a descoberta da Petrobras, ao afirmar que ¿Deus é brasileiro¿.

O jornal espanhol compara a forma de governar de Lula e de Chávez e diz que, apesar do tom amistoso do presidente brasileiro, a questão energética pode levar a conflitos entre os dois países na região.