Título: Ele é o mais querido
Autor: Vaz, Viviane; Queiroz, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 18/04/2009, Mundo, p. 26

Barack Obama é o governante mais querido das Américas, segundo pesquisa do Barômetro Ibero-Americano de Governabilidade publicada ontem pelo jornal colombiano El Tiempo. O estudo ouviu 11.954 pessoas em 20 países. Primeiro, elas avaliaram o desempenho do próprio chefe de Estado.

Muito popular já durante a campanha pela Casa Branca, em 2008, o presidente dos Estados Unidos recebeu 85% de aprovação dos latinos residentes nos EUA. O segundo colocado é o colombiano Álvaro Uribe, com 74% de avaliação positiva, um ponto a mais que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e a da Argentina, Cristina Kirchner, ocupam as duas últimas colocações, respectivamente com 35% e 30% de respaldo. O venezuelano Hugo Chávez, que saltou de 54% em 2008 para 61%, subiu para a nona posição.

Na segunda parte da pesquisa, os entrevistados opinaram sobre líderes de outros países. No quadro continental, Obama segue na liderança, com 70%. Lula aparece atrás, com 68,3% de aprovação. Uribe cai para o sexto lugar, com 47,8%. O estudo foi conduzido pelo Centro Nacional de Consultoria, em Bogotá.

Os números do Barômetro divergem dos apresentados pela empresa mexicana Consulta Mitofsky. O resultado da pesquisa corrobora a opinião de Obama sobre Lula: o presidente brasileiro é ¿o cara¿ e ocupa o topo da lista, com 70% de aprovação. Os dados foram coletados no Brasil em novembro. Uribe mantém-se em segundo lugar (69%), mas Obama só aparece na sexta colocação (61%). Cristina Kirchner, porém, se mantém no fim da lista, em penúltimo lugar (29%).