Título: Eclético, Conselho de TV terá rapper e economista
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 27/11/2007, O País, p. 5

Lula indica os nomes de 15 pessoas que vão influenciar os rumos da TV pública, que estréia neste domingo.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu os 15 membros do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que terão como finalidade fiscalizar a TV pública que começa a funcionar, experimentalmente, a partir do próximo domingo. O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, disse que os principais critérios que nortearam a escolha foram a pluralidade e a diversidade regional. Os mandatos serão de quatro anos. Entre os integrantes do conselho há desde advogados e empresários, um rapper, uma carnavalesca e um professor indígena. Não há atores. O conselho, entre suas atribuições, poderá até demitir a diretoria da EBC.

Caberá ao conselho escolher, entre seus pares, quem o presidirá. Há expectativa de que o professor de economia da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo venha a ocupar a função. Além dos 15 representantes da sociedade escolhidos por Lula , integrarão o conselho os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e da Cultura, Gilberto Gil, além do próprio Franklin. Os funcionários vão indicar um representante, o que fecha em 20 o número de integrantes.

Boni é o único integrante que pertence ao meio TV

Entre os 15 representantes, só há um do meio televisivo: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, consultor da TV Globo. O único jornalista é o também advogado José Paulo Cavalcanti Filho, que presidiu a antiga Empresa Brasileira de Notícias. A escolha dos representantes se deu antes da aprovação, pelo Congresso, da Medida Provisória que cria a EBC. Para Franklin, isso não é problema.

- Confio que o Congresso não apenas aprovará a TV pública, como aperfeiçoará a Medida Provisória enviada pelo governo - disse o ministro, que qualificou de "ótimas" as escolhas e disse que o conselho terá condições de fiscalizador. - O critério que baseou as escolhas não foi o de optar por especialistas em TV - disse.

Franklin informou que, apesar de a TV estrear domingo, a diferença só deverá ser sentida a partir de março de 2008.

O conselho vai definir a linha editorial e discutir os rumos da TV pública. Se seus integrantes estiverem insatisfeitos com a produção levada ao ar, poderão demitir os diretores da emissora e até a presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Tereza Cruvinel. Pelo estatuto da TV pública, os integrantes do colegiado vão se reunir uma vez por mês na sede administrativa da empresa, em Brasília. O governo já decidiu que eles receberão jetom pela presença nas sessões.

Os 15 representantes da sociedade civil no conselho são: Ângela Gutierrez, empresária e empreendedora cultural; Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo pelo DEM; Delfim Netto, ex-deputado federal do PMDB; Ima Vieira, diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi; Isaac Pinhanta, professor indígena no Acre; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), proprietário da TV Vanguarda e consultor da TV Globo; José Martins, vice-presidente do Conselho de Administração da Marcopolo; José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e jornalista, especialista em legislação sobre imprensa; Lúcia Willadino Braga, diretora da Rede Sarah de Hospitais; Luiz Edson Fachin, professor de direito da Universidade Federal do Paraná; Luiz Gonzaga Belluzzo, professor de economia da Unicamp; Maria da Penha Maia, biofarmacêutica cearense, que ensejou a criação da lei que aumenta o rigor nas punições a agressões contra a mulher; MV Bill, rapper brasileiro; Rosa Magalhães, artista plástica e carnavalesca; Wanderley Guilherme dos Santos, professor aposentado da UFRJ.