Título: Ana Júlia determina varredura em delegacias
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 27/11/2007, O País, p. 8

Nenhum novo caso é encontrado.

BRASÍLIA Em tempo recorde, a Secretaria de Segurança do Pará se antecipou à chegada da comissão do governo federal e concluiu, ontem mesmo, a varredura determinada pela governadora Ana Júlia Carepa (PT), nas 132 delegacias do interior paraense. O objetivo era buscar mulheres presas em celas masculinas, a exemplo do que foi constatado na semana passada, quando uma menor de 15 anos foi libertada da delegacia de Abaetetuba, depois de passar 24 dias presa numa cela com 20 homens. Nenhum novo caso foi constatado.

Apenas no município de Bagre, no arquipélago do Marajó, uma mulher está presa, mas estava dormindo na sala do delegado, separada dos demais presos. Essa mulher, devido à dificuldade de transporte fluvial no Marajó, somente hoje será transferida para uma carceragem feminina em Belém. A varredura foi comandada pelo delegado Miguel Cunha, chefe da Divisão de Polícia do Interior.

Apesar da dimensão continental do território paraense - tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados, área duas vezes maior que a Espanha - a varredura foi concluída rapidamente. A Secretaria de Segurança do Pará se antecipou ao trabalho do grupo interministerial. Existe a possibilidade desse trabalho ser ampliado, com a participação de entidades ligadas à defesa da mulher e ativistas dos direitos humanos.

Hoje, a governadora vai pedir, em audiência com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Segurança para a construção de 36 delegacias no estado. Todas as novas unidades, que serão entregues à população até 2011, terão celas femininas.

Atualmente, segundo Ana Júlia, só seis delegacias do Pará têm celas femininas. A determinação da secretária de Segurança, Vera Tavares, é que qualquer presa que esteja sob a guarda do Estado encontrada em delegacias do interior sejam transferidas para delegacias de Belém, Santarém, Marabá, Redenção, Castanhal, Paragominas e Tomé-Açu, as únicas que possuem celas femininas.