Título: No Rio, presas são revistadas por homens
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 27/11/2007, O País, p. 8

Também há denúncias de abuso sexual.

O delegado titular da Divisão de Capturas da Polícia Civil do Rio (Polinter), Herald Paquete Espínola Filho, confirmou que as revistas às presas, nas quais elas são obrigadas a ficar nuas, são realizadas por homens. Relatório elaborado por entidades brasileiras de defesa dos direitos das mulheres e entregue à OEA denunciou o problema na carceragem feminina de Mesquita.

- A lei não diz que a revista tem que ser feita apenas por mulheres. Não vou perder meu tempo comentando isso - disse Herald, demonstrando irritação.

As denúncias feitas por presas sobre a ausência de mulheres para executar a revista é rotineira, segundo a a coordenadora da Pastoral Carcerária do Estado do Rio e da presidente do Conselho da Comunidade, Vera Lúcia Tostes. Ela relatou outros casos de maus-tratos, como a falta de absorventes, o que leva presas a usar até miolo de pão. Para obterem material higiênico ou ter proteção, presas têm relações sexuais com funcionários e funcionárias ou com outras presas.

- Quanto mais nova e bonita, maior a chance de uma presa ser obrigada a ceder, não só aos funcionários, mas a funcionárias e presas. Apesar de não ter recebido relatos de que isso se dá à força, se elas não mantiverem essas relações, sofrerão retaliações - denunciou Vera Lúcia.