Título: Licença para Angra 3 só em meados de 2008
Autor: França, Mirelle de
Fonte: O Globo, 27/11/2007, Economia, p. 25

Previsão era iniciar obra no 1º trimestre.

O Ibama só deverá conceder a licença ambiental para a construção da usina nuclear de Angra 3 em meados do ano que vem. Isso vai frustrar a expectativa dos dirigentes da Eletronuclear, que pretendiam começar as obras no primeiro trimestre do ano. A última Audiência Pública convocada pelo Ibama para discutir a construção da usina foi realizada ontem no Rio. O diretor de licenciamento do Ibama, Roberto Messias Franco, explicou que, após a realização das audiências públicas (outras três já foram realizadas em Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro), o órgão concluirá a análise dos documentos para conceder ou não a licença prévia. Segundo ele, o parecer sobre a licença prévia deverá sair até o fim deste ano.

Em seguida segundo o executivo, a Eletronuclear deverá solicitar a licença de instalação necessária para a construção da usina. Franco destacou que, na melhor das hipóteses, o Ibama deve levar cerca de seis meses para fazer a análise sobre a licença de instalação.

- A licença prévia é uma análise sobre a viabilidade da localização do empreendimento. Na segunda fase, a licença de instalação é para execução do projeto - explicou.

Os ativistas do Greenpeace, contrários à construção de Angra 3, participaram da Audiência Pública, bem como diversos grupos de Angra dos Reis favoráveis ao projeto.