Título: Composição do conselho é criticada no Congresso
Autor: Lamego, Cláudia; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/11/2007, O País, p. 8

Líder do DEM pede a Lembo que recuse convite, e tucano acha que "cada um vai atirar para seu lado".

BRASÍLIA. Oposicionistas e até integrantes da base governista criticaram a escolha dos 15 representantes da sociedade civil no Conselho Curador da TV Pública. O líder do DEM, Onyx Lorenzoni (RS), cobrou, inclusive, a saída do ex-governador paulista Cláudio Lembo, filiado a seu partido.

- Essa é a TV Lula! Quero saber quando o Cláudio Lembro vai pedir para sair. Um democrata não pode aceitar ser instrumento de perpetuação do Lula no poder - afirmou Onyx.

Para o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), há alguns segmentos da sociedade representados, mas muitas lacunas. Ele cita, por exemplo, representantes da cultura caipira, da juventude urbana, do movimento de afirmação das mulheres:

- Está mais parecendo um elenco para um programa de entrevistas do que um conselho independente do governo.

O vice-líder do PSDB, José Aníbal (SP), disse que, com essa composição, o conselho dificilmente convergirá para induzir a cultura no país.

- Justamente por ser tão eclético não tem chance de ser algo indutor. Será cada um atirando para seu lado. O conselho será uma verdadeira rainha da Inglaterra, e quem irá mandar de verdade é o executiva da TV - disse Aníbal.

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), saiu em defesa da composição. Para ele, o conselho de um veículo de comunicação deve ser formado por pessoas com respeitabilidade e ligadas a diferentes áreas. E não só por especialistas na área de TV e rádio.

- Este é um conselho que definirá diretrizes para o conselho executivo seguir. É importante ter pessoas com diferentes experiências, capazes de fazer uma análise crítica que determinará a diretriz da nova TV Pública - disse Fontana.

Paulinho cobra a inclusão de um sindicalista

Já o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, da Força Sindical, disse que acertara com o presidente Lula a participação de representantes das centrais sindicais no conselho. Paulinho apresentará emenda à medida provisória que cria a TV pública para incluir representantes de sindicatos:

- O presidente se comprometeu conosco que colocaria as centrais no conselho. Vou apresentar emenda nesse sentido. O Lula está parecendo o Fernando Henrique: não cumpre nada.

Anteontem, depois de anunciar a lista dos integrantes do conselho curador, o ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Franklin Martins, teria ficado irritado com pergunta feita por repórter do "Estado de S.Paulo". O repórter questionou o fato de o ex-deputado Delfim Netto ter sido escolhido, mesmo tendo participado da reunião do regime militar que aprovou a edição do AI-5. "Os tempos são outros. Não vai ser o Estadão que vai me dar lição de democracia", teria dito Franklin, segundo o jornal paulista.