Título: Base tem focos de rebelião no Senado
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 28/11/2007, O País, p. 9

Lula mobiliza ministros e fará apelos individuais.

BRASÍLIA. Com dificuldades para conseguir votos na oposição pela prorrogação da CPMF, o Planalto também enfrenta focos de rebelião em quase todos os partidos da base. Ontem à noite, a avaliação do governo era que a situação para aprovar a CPMF era crítica. O presidente Lula, que decidiu entrar pessoalmente nas negociações, deve fazer apelos individuais aos senadores. Um mapeamento feito ontem indicava que o governo tinha 46 votos, três a menos que os 49 necessários.

- Faz parte do trabalho de um presidente a articulação política. Está na hora de ele entrar para virar o jogo - disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ao voltar de mais uma reunião no Planalto.

Um time de ministros foi escalado para atender às demandas da base aliada. Detectou que, ao perceber a dificuldade do governo, senadores da base subiram o preço do voto favorável à CPMF, num jogo explícito de barganha política. A ordem no governo é apagar incêndios.

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio, esteve ontem à noite com a cúpula do PMDB para conter insatisfações. Ele fez um apelo para que os deputados ajudem a mudar votos de senadores. Estiveram no Planalto o presidente do PMDB, Michel Temer (SP); o líder da bancada, deputado Henrique Eduardo Alves (RN); e o vice-líder, deputado Eduardo Cunha (RJ). Múcio teve que apagar incêndio também no seu partido, o PTB. Jantou com a bancada do Senado para neutralizar a ação do presidente do partido, Roberto Jefferson, que convocou uma reunião da Executiva para hoje. Mozarildo Cavalcanti (RR) avisou que não iria ao jantar.

No PR, dois dos quatro senadores disseram que seriam contrários à CPMF: Expedito Junior (RO) e César Borges (BA). Para conter essa crise, foi escalado o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. No PDT, foi escalado o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para enquadrar os senadores do partido.