Título: O que for decente, faz
Autor: Noblat, Ricardo
Fonte: O Globo, 29/11/2007, O País, p. 9

Lula cria grupo pela CPMF.

BRASÍLIA. O presidente Lula criou uma "sala de situação" para cuidar dos problemas dos senadores aliados, na tentativa de garantir a aprovação da CPMF ainda este ano. O grupo - integrado pelos ministros José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento) - tem carta-branca de Lula para encaminhar os pleitos dos aliados.

Os ministros têm obrigação de se reportar a Lula diariamente. A ordem foi para que os ministros resolvam caso a caso todos os problemas dos senadores. As principais pendências estão nas nomeações para cargos federais e a liberação de emendas do Orçamento da União.

- O que for decente é para fazer - orientou Lula.

Lula, dizem interlocutores, tomou as rédeas do processo. Mas não tem tido ação ostensiva. Na segunda-feira, na reunião da coordenação de governo, determinou que os ministros se empenhassem no convencimento dos senadores e prometeu participar das articulações. Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Euclides Melo (PTB-AL) estiveram com Múcio no Planalto.