Título: CPMF: PTB decide liberar bancada
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/11/2007, O País, p. 10

O ministro José Múcio consegue voto favorável de quatro senadores.

BRASÍLIA. Em seu primeiro teste como articulador político, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, conseguiu evitar que seu partido, o PTB, fechasse questão contra a prorrogação da CPMF, como queria o presidente da legenda, Roberto Jefferson. A reunião da executiva nacional aprovou apenas uma diretriz contrária à manutenção do tributo, deixando a bancada de seis senadores livre para tomar sua decisão favorável ao governo. Apenas o senador Mozarildo Cavalcanti (RR) avisou que votaria contra.

Romeu Tuma (PTB-SP) indicou que também deverá ficar contra a CPMF, mas deixou aberta a possibilidade de negociação. Múcio conseguiu os outros quatro votos do PTB.

- Com a decisão da executiva de não fechar questão, José Múcio sai fortalecido. Até porque não desgasta a posição dele como ministro do governo - admitiu Roberto Jefferson.

A executiva do PTB decidiu fechar questão contra a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Lula. Para Jefferson, o governo sairá fortalecido se aprovar a CPMF. E, com isso, poderia depois tentar um terceiro mandato para Lula:

- Hoje o governo seria derrotado. Se ganha a votação da CPMF, cria capital político para um terceiro mandato. Se for derrotado, haverá uma reorganização da oposição, que ficará mais forte em relação ao governo.

- A maioria dos senadores é favorável à CPMF. E Roberto Jefferson não é senador. Portanto, não vota - disse o líder do PTB, Epitácio Cafeteira (MA).

Jefferson citou o filme em que o cineasta Ingmar Bergman mostrava como a experiência de Hitler poderia ter sido evitada se a sociedade alemã tivesse dado atenção aos seus primeiros sinais, o "O ovo da serpente":

- Pessoalmente, não temos nada contra o presidente. Agora, temos que respeitar a democracia para não virarmos uma Venezuela. A história do terceiro mandato está meio escondida, mas está viva. A Bolívia está à beira da secessão. Na Venezuela, pode haver derramamento de sangue. Do jeito que as coisas vão, isso pode acontecer no Brasil. É assim que o ovo da serpente começa. A partir da CPMF, eles vão discutir o terceiro mandato.