Título: Jefferson ataca ex-ministro de Lula
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/11/2007, O País, p. 10

Ele acusa Mares Guia de ser "umbilicalmente" ligado a Marcos Valério.

BRASÍLIA. Roberto Jefferson aproveitou a reunião da executiva do PTB para acusar o também petebista Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro das Relações Institucionais, de ser "umbilicalmente" ligado a Marcos Valério, envolvido tanto no mensalão da base aliada do governo Lula quanto no valerioduto tucano, que funcionou na campanha de reeleição de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais, em 1998. Segundo Jefferson, foi a relação de Mares Guia com Marcos Valério que o alçou ao Ministério do Turismo no primeiro governo Lula.

- O Walfrido é umbilicalmente ligado ao Marcos Valério, desde o passado. A proximidade dele com o valerioduto é que fez dele ministro do Lula. Ele já vem indicado pela ligação que tinha com Marcos Valério - afirmou o ex-deputado.

Roberto Jefferson disse ainda que Mares Guia era coordenador da campanha presidencial de Ciro Gomes em 2002 e que no segundo turno passou para a campanha de Lula.

- E levou com ele o carequinha (Marcos Valério). O Walfrido mandava no governo Azeredo, era uma espécie de (José) Dirceu do Azeredo. Já o Azeredo é uma figura apagada, menor, não é o PSDB como um todo. Ele (Mares Guia) vai ter que responder pelo que fez - disse Roberto Jefferson.

Procurado pelo GLOBO, o ex-ministro não foi localizado.