Título: Petrobras inicia produção da P-52
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 29/11/2007, Economia, p. 29

Plataforma extrai óleo a 1.800 metros de profundidade, recorde nacional.

A Petrobras iniciou ontem a produção da plataforma P-52 no campo gigante de Roncador, na Bacia de Campos. O volume inicial previsto é de 20 mil barris diários, sendo que a previsão é atingir a capacidade total de 180 mil barris por dia (cerca de 10% da produção nacional) em meados de 2008. A P-52 vai produzir também 7,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A plataforma custou cerca de US$1 bilhão. Ela representa a produção com um sistema definitivo do campo de Roncador, interrompida desde 2001 devido ao acidente da P-36, que afundou.

Estiveram ontem visitando a plataforma o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o diretor de Engenharia, Renato Duque, e o secretário de Desenvolvimento e Energia do Estado do Rio, Júlio Bueno.

A P-52 está instalada a 125 quilômetros do litoral. É a plataforma que extrai petróleo em águas mais profundas do país. A distância do nível do mar até o solo, onde estão os poços, é de 1.800 metros, recorde nacional. O óleo que será produzido é leve, de excelente qualidade: 28 graus API (qualificação internacional do óleo).

O casco da plataforma foi construído em Cingapura, e os módulos de operação, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis. O seu nível de nacionalização é de cerca de 65%.