Título: Resistência acaba. Lago sai do palácio
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 19/04/2009, Política, p. 7

Cassado, governador maranhense aceita decisão judicial e deixa a sede do governo em São Luís para a sucessora, Roseana Sarney (PMDB).

Cercado de correligionários, Jackson Lago deixa o Palácio dos Leões com discurso de quem planeja voltar. Não durou mais de dois dias a resistência de Jackson Lago (PDT), governador cassado na última quinta-feira por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em deixar a sede oficial da administração do estado, o Palácio dos Leões. No fim da manhã de ontem, Lago saiu do palácio acompanhado por uma claque de simpatizantes que gritavam palavras de ordem: ¿Meio passo atrás, Sarney nunca mais¿. De calças jeans, camisa azul e mangas arregaçadas, o agora ex-governador seguiu para a sede do PDT estadual numa passeata de meia hora que não empolgou os populares de São Luís, a capital maranhense.

A saída de Lago do palácio oficial pôs fim à batalha político-judicial sobre o governo do Maranhão. No início de março, o TSE cassou o mandato dele por abuso de poder político e econômico e compra de votos nas eleições de 2006. No entanto, Lago recorreu da decisão perante o próprio TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF), governando como se aparentemente nada tivesse acontecido. Mesmo cassado, assinou convênios com municípios maranhenses ¿ considerados ilegais pela Justiça estadual.

As duas últimas barricadas judiciais levantadas por Lago para resistir caíram nos últimos dias. Na quinta-feira, o TSE confirmou sua decisão anterior de cassá-lo e ordenou a posse imediata da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), segunda colocada na disputa. Na sexta-feira, um recurso ao STF para mantê-lo no cargo foi rejeitado. Na noite de anteontem, diante das negativas da Justiça e da falta de apoio popular ao seu aquartelamento, Lago decidiu deixar o Palácio dos Leões na manhã de sábado.

Críticas a Lula O ex-governador saiu da sede oficial acompanhado de familiares, assessores, políticos e por cerca de 200 trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST), da Via Campesina e de outros movimentos sociais. Num discurso de quase meia hora, fez duras críticas à família Sarney, a quem responsabiliza pela sua queda do Executivo estadual. Mas disse que manterá a resistência: ¿Quem sabe isso tudo que está acontecendo não é para nos prepararmos melhor para chegarmos ao governo e ao poder com o compromisso de um grande governo popular. Vamos continuar resistindo em outros locais¿, declarou.

Durante a caminhada, Lago contou também com o apoio de correligionários e petistas, que não pouparam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio político que tem dado a Roseana e ao clã Sarney. ¿O presidente Lula está escorado em um bando de corruptos do PMDB a partir do José Sarney¿, discursou o deputado Domingos Dutra (PT-MA), presidente do PT estadual e que faz oposição ferrenha à família Sarney.

Empossada na sexta-feira, a governadora Roseana Sarney despacha provisoriamente no Palácio Henrique de La Rocque, onde estão abrigadas algumas pastas estaduais. Segundo o novo secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo, a governadora só deve ocupar o Palácio dos Leões na segunda-feira, depois que uma equipe da nova administração realizar uma vistoria na sede oficial.