Título: Denúncias atingem eleições internas do PT
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 30/11/2007, O País, p. 14

A mais grave é no Piauí, onde candidato usou aviões de empresas na campanha, o que é proibido em regulamento.

SÃO PAULO. Um dia após encerrar o primeiro turno das suas eleições internas, no próximo domingo, a direção nacional do PT começa a analisar denúncias de abuso de poder econômico na campanha. O caso mais grave é no Piauí, do governador Wellington Dias, que integra a chapa do atual presidente do partido, Ricardo Berzoini. O candidato a presidente do PT no Piauí, Fábio Novo, usou dois aviões de empresas na campanha pelo estado. Ele admitiu que os aviões foram cedidos por empresas e que gastou R$1.200 com combustível e pilotos.

- O regulamento interno veda a contratação de aviões, mas não estabelece punição. Estou tranqüilo - disse Novo, que é vice-prefeito de Bom Jesus e vai assumir vaga de suplência de deputado.

Um dos aviões é da empresa JB Carbon, acusada de agredir o meio ambiente no estado e que teve suas atividades de exploração de carvão suspensas pela Justiça. Novo defende que a empresa retome suas atividades:

- Defendo o manejo florestal, não a empresa. Sou contra a criação de mais parques na região, que já tem três milhões de hectares deles.

Petistas pedem cancelamento de chapa

Correntes de esquerda do PT no estado pediram o cancelamento da chapa Construindo um Novo Brasil (CNB) e da candidatura de Novo. O estatuto do PT barra o abuso econômico: chapas e candidatos não podem pagar propaganda, contratar equipes para colar cartazes, contratar transporte aéreo e pessoas para visitar filiados.

- Vamos analisar o caso - disse o secretário de Organização do PT, Romênio Pereira.

A denúncia foi divulgada pelo portal de notícias "180graus.com", do Piauí. Várias fotos, que mostram Novo saindo de um dos aviões, foram juntadas ao processo que a executiva analisará.

Novo admitiu ao GLOBO que usou dois aviões: um da Top Line, no dia 17 de novembro, e um da JB Carbon, no dia seguinte.

- No meio do debate, meu pai ligou dizendo que minha tia estava doente. O carro da campanha estava quebrado. Como era emergência, fui. Usei do meu dinheiro - disse.

Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, com 3.049 petistas, a maioria em cargos internos ou governos, revela que 91% deles querem candidato próprio em 2010. O presidente Lula tem dito que prefere que o PT abra mão da cabeça de chapa. A pesquisa traz um prognóstico negativo para o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), candidato à reeleição: para 60% dos petistas, a crise de 2005 não foi superada. Berzoini se envolveu no caso dos aloprados e parte de sua chapa protagonizou o escândalo do mensalão.