Título: Bovespa pode comprar outras bolsas
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 30/11/2007, Economia, p. 38

Papéis da "holding" poderão integrar principal índice antes de um ano.

SÃO PAULO e RIO. O diretor-geral da Bovespa Holding, Gilberto Mifano, afirmou ontem que a empresa está "atenta a toda e qualquer" oportunidade de compra no mercado. Recursos não faltam: seu caixa, ao fim de setembro, era de R$1,732 bilhão. Mas Mifano, que participou da primeira reunião com a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) desde a bem-sucedida operação de abertura de capital, ressaltou que no momento "não há nada na mira".

- Temos uma situação confortável e recursos para pensar em comprar outras bolsas. No entanto, quero esclarecer que não faremos nada que não tenha sentido estratégico, que não agregue valor ao nosso negócio - disse ele, no encontro na Apimec.

Reportagem do "Wall Street Journal", ontem, afirmou que a abertura de capital da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) deve levar à fusão deste mercado com a Bovespa. O texto afirma que mercados financeiros no mundo inteiro estão passando por fusões e que a América Latina é uma "nova fronteira" para esse processo. Mifano descartou a possibilidade de a Bovespa participar a médio prazo do mercado de ativos futuros.

Números divulgados por Mifano mostram que 40,8% do capital da Bovespa Holding ficaram nas mãos de novos acionistas. O restante continuou em poder dos antigos. Apenas o Credit Suisse - representando fundos de acionistas - ficou com mais de 5%.

Desde que estrearam no pregão, há um mês, as ações da Bovespa Holding figuram entre as mais negociadas. Com isso, já é dada como certa por analistas a entrada dos papéis na carteira que compõe o Índice Bovespa (Ibovespa).

Para fazer parte do índice, a ação tem que ter sido negociada em 80% dos pregões dos 12 meses antes da revisão, que acontece em janeiro, maio e setembro. Além disso, deve estar no grupo que responda por 80% dos negócios no período. A previsão é que, mantido o volume de negócios com as ações, elas entrem no índice até setembro de 2008.

Excluindo os dois primeiros dias, mais fortes, a média de volume diário de negócios com as ações da Bovespa tem sido de R$200 milhões. Ontem, só perdeu para as ações da Petrobras e da Vale, que, somadas, têm 29% do Ibovespa, atualmente com 63 ações de 57 empresas diferentes. (Aguinaldo Novo e Felipe Frisch)