Título: Governo tenta aprovar CPMF esta semana
Autor:
Fonte: O Globo, 03/12/2007, O País, p. 4

Planalto pressionará senadores dizendo que PAC da Saúde precisa dos R$40 bi do imposto.

BRASÍLIA. O governo trabalha para votar esta semana no Senado a prorrogação da CPMF até 2011 e, para garantir os 49 votos necessários, vai à caça do PSDB e dos indecisos da base. A oposição, que antes queria apressar a votação, na certeza de que o governo não tem o mínimo necessário, agora estuda como procederá. O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), diz que a semana será de guerrilha.

Até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá entrar em ação para atrair senadores da base que torcem o nariz para a CPMF. A expectativa é que Lula converse com Expedito Júnior (PR-RO), César Borges (PR-BA), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Governo sem espaço para negociar com DEM

O governo também irá atrás dos tucanos, mas admite não ter espaço para negociar com os senadores do DEM. Na semana passada, Lula criticou o partido, afirmando que o ex-PFL não tem perspectiva de poder e, por isso, radicaliza na oposição ao governo. O Planalto conta com a atuação dos governadores tucanos para mudar votos no PSDB, embora a bancada diga que seguirá contra.

O governo vai usar o PAC da Saúde, a ser lançado na quarta-feira, para pressionar os senadores, dizendo que mais recursos para o setor só mesmo se houver os R$40 bilhões da CPMF no Orçamento de 2008.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que amanhã deverá apresentar seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação na comissão deve ocorrer na quarta-feira e, na quinta, já será possível realizar o primeiro turno da CPMF no plenário do Senado.

- O placar certamente será muito apertado, mas temos de colocar para votar. Vamos ter de trabalhar para sensibilizar os aliados e parte da oposição. É claro que o presidente está preocupado e disposto a ajudar, mas o lançamento do PAC da Saúde pode ajudar - disse Jucá.

- Vamos ter os 49 votos. Estamos avançando aos poucos. A semana passada foi muito boa porque o PDT decidiu aderir e o PTB não fechou questão. Vai ficando cada vez mais insustentável o PSDB ficar a reboque de quem não governa, que é o DEM - diz a líder do PT, Ideli Salvatti (SC).