Título: TV Brasil estréia com ministros prometendo independência
Autor: Brígido Carolina
Fonte: O Globo, 03/12/2007, O País, p. 5

Programação, ainda improvisada, começa com debate.

BRASÍLIA. A TV Brasil estreou ontem com a promessa de manter a autonomia em relação ao governo federal e, para dizer que o canal público buscará a independência dos interesses do governo, escalou dois ministros de Estado. Durante 25 minutos, Gilberto Gil, titular da pasta da Cultura, e Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, repetiram à exaustão que a emissora não é oficial, e sim um espaço com as portas abertas para a participação do público. O debate foi um dos primeiros itens da programação, ainda improvisada, que foi ao ar ontem a partir do meio-dia em três estados e no Distrito Federal.

Ubaldo: "Temo que essa TV seja do governo"

Franklin Martins admitiu que a TV pública brasileira está à mercê de tentativas de ingerência política. Por isso mesmo, explicou, foi criado o Conselho Curador, que tem 20 integrantes de vários segmentos da sociedade, com o objetivo de fiscalizar a programação do canal.

- Existe o risco de manipulação política, por isso tem um conselho curador para fiscalizar se o jornalismo vai ser plural, se tem as diferentes culturas nacionais presentes. Mas o risco de manipulação política não é só na TV pública, tem também nas comerciais - explicou.

O debate foi permeado por depoimentos de figuras notáveis. Alguns insistiram no perigo de uma TV pública ser financiada com recursos do governo, sempre seguidos da réplica dos ministros.

- Temo que essa TV não seja uma TV do Estado, mas do governo. Isso é o que acontece quase que invariavelmente no Brasil. Desconfio dessa TV pública - declarou no programa o escritor João Ubaldo Ribeiro.

- A programação da TV pública não é ditada pela cotação da bolsa de valores, mas pelo público. Ela vai pautar sua programação diante de demandas mais coletivas - rebateu Gil.

Ao meio-dia em ponto, o slogan já anunciava o mote da nova emissora: "Está no ar a TV Brasil. Você escolhe, você programa, você assiste". Com freqüência, o telespectador era informado do endereço na internet e do número de telefone disponível para a participação. A preocupação com a interatividade era tanta que foi feita uma enquete entre um grupo de VJs que colaborou com a programação. Perguntaram se, na opinião deles, os VJs teriam espaço para mostrar seu trabalho na TV pública.

A TV Brasil deu espaço ainda para outros ministros. Por volta das 20h30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, e o ministro Hélio Costa, das Comunicações, discursaram na cerimônia de lançamento da TV digital, transmitida ao vivo de São Paulo (assim como as emissoras privadas transmitiram os discursos, em pool).

Antes, a nova tecnologia havia sido tema de uma entrevista com o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), da base aliada do governo. No fim da noite, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi o convidado especial de uma mesa redonda sobre o Campeonato Brasileiro de futebol.

Já no início do dia, a presidente da Emissora Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, e o diretor-executivo da empresa, Orlando Senna, chamavam o público para participar da programação. Tereza ressaltou que o jornalismo será diretamente pautado pelas demandas dos telespectadores. O telejornal da emissora, o "Repórter Brasil", estréia hoje às 21h.

TV deverá ter correspondente em Angola

Ontem, Franklin Martins mostrou-se preocupado com a falta de um correspondente brasileiro em países africanos. A TV Brasil deverá enviar um jornalista a um desses países. Angola, possivelmente.

- O Brasil tem alma negra, mesmo pessoas branquelas como eu - justificou Franklin Martins.

Enquanto a grade definitiva da TV Brasil não fica pronta, o canal transmitirá uma fusão da programação da TVE do Rio com alguns programas cedidos por emissoras estaduais. A exceção é o telejornal, uma produção nova de fato. Ontem, foi exibido um documentário sobre Paulinho da Viola e outro sobre o cotidiano de povos indígenas. Também foi ao ar um programa sobre a história do rádio e da TV no país. Novos programas só devem ser apresentados a partir de março.

O embrião da futura TV pública nacional estreou ontem em Brasília, no Rio de Janeiro e Maranhão, nos canais abertos, e São Paulo, em UHF. A emissora ainda não será digital porque os novos transmissores estão retidos na alfândega do Aeroporto de Guarulhos.