Título: General antichavista ameaçado com arma
Autor: Galeno, Renato
Fonte: O Globo, 03/12/2007, O Mundo, p. 22

Baduel escapa de agressor. Ex-mulher de presidente diz ter medo de sofrer ataques.

CARACAS. O ex-ministro da Defesa de Hugo Chávez e general da reserva Raúl Baduel, que se tornou o grande nome da oposição venezuelana, e a deputada chavista Iris Varela protagonizaram dois incidentes durante a votação no referendo de ontem. Baduel, antigo aliado do presidente da Venezuela, mas que rompeu com ele e vinha nas últimas semanas liderando a campanha pelo ¿não¿ às reformas da Constituição, estava saindo de um centro de votação em Maracay, no estado de Aragua, quando um homem que dirigia um carro marrom apontou uma arma de fogo contra ele.

Segundo o jornal local ¿Notitarde de Aragua¿, Baduel conseguiu escapar do agressor depois de ser protegido por eleitores. O homem, cuja identidade não foi revelada, conseguiu fugir, mas antes lançou o carro contra quatro pessoas, que ficaram levemente feridas. Os defensores de Baduel, por sua vez, jogaram pedras contra o carro, quebrando vários vidros, de acordo com o diário.

¿ Felizmente Baduel saiu ileso, mas precisamos investigar o responsável por isso. Todos nós (antichavistas) sofremos uma exagerada violência verbal e ameaças enquanto votávamos, com a clara intenção de nos meter medo ¿ disse o deputado da oposição Ismael García, que denunciou o incidente envolvendo Baduel.

O general da reserva, que era bastante próximo de Chávez, sendo inclusive compadre do presidente, voltou a classificar ontem as reformas propostas pelo líder venezuelano como ¿ditatoriais¿. Juntamente com a ex-mulher do presidente venezuelano, Marisabel Rodríguez, o militar tornou-se a maior voz contrária a Chávez. Ontem, Marisabel, que foi casada com Chávez de 1997 a 2004 e com quem tem uma filha, disse ¿estar preocupada com o risco de ataques contra ela¿ e responsabilizou o mandatário por qualquer tipo de ação nesse sentido.

¿ Mas não tenho medo de ameaças nem insultos e você, presidente, será responsável por qualquer coisa que ocorra com a gente ¿ disse a ex-primeira-dama.

Parlamentar chavista bate boca com eleitores em Táchira

No centro eleitoral de São Cristóvão de Táchira, na fronteira com a Colômbia, a deputada chavista Iris Varela chegou para votar pelo ¿sim¿ às propostas de Chávez portando uma camiseta de apoio ao presidente, gritando o seu nome e acompanhada por dezenas de motoqueiros chavistas. Vários eleitores que votavam no local criticaram a atitude da deputada, e uma discussão foi iniciada, obrigando as autoridades a fechar o centro por alguns minutos. Varela teve que ser escoltada para fora do local da votação.

¿Os presentes argumentaram que ela (Varela) chegou com uma atitude agressiva e desrespeitosa frente aos demais eleitores¿, relatou o site do jornal ¿El Nacional¿.

A parlamentar é a mesma que chocou o país ao invadir, há alguns dias, o estúdio da Televisora Regional de Táchira durante a transmissão de um programa, dando tapas no apresentador Gustavo Azócar, a quem acusa de difamá-la em livro publicado em julho, no qual revela detalhes da morte do filho da deputada.