Título: Abin desaconselha viagem de Lula
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 03/12/2007, O Mundo, p. 23

Presidente poderia ser alvo de hostilidades na Bolívia, diz Agência.

ITAIPAVA. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou um relatório reservado ao Palácio do Planalto para desaconselhar a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bolívia no próximo dia 12. Lula programou a visita para abrir uma rodada de negociações para mais investimentos no país. A viagem serviria também como demonstração de apoio ao presidente boliviano, Evo Morales, que vive um momento delicado de seu governo. Mas a Abin afirma que a Bolívia está à beira de uma guerra civil e que a presença de Lula ao lado de Morales pode intensificar a polarização entre governistas e oposição.

A Abin deixa claro ainda que, se for à Bolívia, Lula pode ser alvo de "atos de hostilidades" por parte de adversários do presidente boliviano. Pelo menos seis governadores são contra as reformas constitucionais propostas por Morales e a oposição ao governo central cresce a cada dia. Lula é tido como um político popular na Bolívia, até mesmo em setores oposicionistas - popularidade que cresceu com as negociações em torno da restrição aos negócios da Petrobras no país.

Para os bolivianos, Lula foi compreensivo com a decisão de Morales de nacionalizar a exploração de petróleo. Mas a Abin entende que o prestígio de Lula não seria suficiente para conter os ânimos oposicionistas. Há duas semanas, Morales enfrenta duros protestos contra a reforma constitucional. Moradores de Sucre pedem que a cidade volte a ser a capital do país e, até ontem, pelo menos três pessoas morreram em choque com as forças policiais. As sugestões da Abin podem ou não ser acolhidas pelo presidente.