Título: Veto à eleição de Carvalho
Autor: Pereira, Daniel
Fonte: Correio Braziliense, 19/04/2009, Política, p. 10

O PT ainda não sabe quem comandará o partido no ano eleitoral de 2010. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o nome de seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, para suceder o deputado Ricardo Berzoini (SP) no comando da legenda. Defendido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Carvalho era uma aposta destinada a unificar as diferentes alas da sigla. Segundo dirigentes petistas, venceria a disputa por larga vantagem de votos. No fim da semana passada, no entanto, Lula deixou claro a Carvalho que não o quer longe do gabinete presidencial.

O presidente sugeriu alternativas aos correligionários. Entre elas, Marco Aurélio Garcia, assessor especial do Palácio do Planalto para assuntos internacionais, e Luiz Dulci, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. No PT, avalia-se que qualquer um dos dois terá um páreo difícil pela frente. Aparecem como possíveis adversários da corrente majoritária petista, entre outros, o deputado José Eduardo Cardozo (SP), da tendência Mensagem ao Partido e atual secretário-geral petista, e um nome indicado por Valter Pomar, da Articulação de Esquerda. Há ainda a possibilidade de o grupo do deputado federal Jilmar Tatto (SP) concorrer novamente à presidência partidária.

Braço direito Petista histórico, Gilberto Carvalho é homem de confiança de Lula. Além de cuidar do gabinete presidencial, comanda as operações políticas de potencial mais explosivo para o chefe e o PT. Recentemente, recebeu como missão afastar do Planalto a acusação de tráfico de influência na operação de venda da Varig. Coube a ele conversar diretamente, ou por meio de terceiros, com o advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula, e com a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, personagens envolvidos no caso. (DP)