Título: Lula e cinco ministros terão espaço hoje
Autor: Franco, Bernrado Mello
Fonte: O Globo, 02/12/2007, O País, p. 11

Emissora transmitirá festa de lançamento da TV digital.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo menos cinco ministros terão espaço garantido na telinha da nova rede pública hoje. O ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, tem repetido, porém, que a emissora pública não será usada como porta-voz ou instrumento de propaganda do governo federal. Segundo ele, as solenidades oficiais continuarão a ser transmitidas pela NBR, o canal a cabo da Radiobrás que será incorporado à recém-formada Empresa Brasil de Comunicações (EBC).

A maratona começa no início da tarde, quando Franklin participa, ao lado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, de debates sobre o papel da emissora. Às 20h30m, Lula e os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Hélio Costa, das Comunicações, discursarão na cerimônia de lançamento da TV digital, transmitida ao vivo. No fim da noite, o ministro do Esporte, Orlando Silva, será o convidado especial de uma mesa-redonda sobre a última rodada do Campeonato Brasileiro.

Correspondente na África e repórteres na América Latina

Conduzida pelo Itamaraty desde a posse de Lula, em 2003, a política de aproximação com a América Latina e a África coincide com o mapa político traçado pela nova emissora. A TV Brasil terá um correspondente na África, um mercado ainda não explorado pelas concorrentes comerciais. Além disso, seus telejornais contarão com repórteres do Canal Integración, da Radiobrás, espalhados por capitais latino-americanas como Buenos Aires, Santiago e Caracas.

Segundo o diretor de programação Leopoldo Nunes, a cooperação com países africanos de língua portuguesa, como Angola e Moçambique, vai se estender à produção de documentários e programas de ficção.

- Apesar de ser um continente irmão, a África é totalmente desconhecida dos brasileiros. A gente está acostumado a só ver tragédias e miséria na TV, mas eles têm uma produção audiovisual riquíssima - diz.

Equipamentos novos estão presos na alfândega

A data de nascimento da rede foi marcada para coincidir com o início das transmissões da TV digital em São Paulo, o primeiro estado a operar no novo sistema. No entanto, apesar da correria nas últimas semanas, a emissora pública não conseguiu liberar os novos transmissores, que estão retidos na alfândega do Aeroporto de Guarulhos. Com isso, a TV Brasil vai ao ar no estado somente em modo analógico - e no distante canal 69 UHF, captado apenas por antenas parabólicas.