Título: Rede nacional para a nova TV
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 02/12/2007, Economia, p. 35

"Pool" inédito de 6 canais abertos dará início às transmissões do padrão digital em SP.

Hoje à noite, às 20h30m, será formada uma cadeia nacional de televisão, mas desta vez por iniciativa das próprias emissoras. O pool vai marcar uma nova e revolucionária etapa na história da radiodifusão do país: a estréia da tecnologia digital na TV aberta, na Região Metropolitana de São Paulo. O "botão" que dará início às transmissões será acionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participarão do evento o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Logo após os pronunciamentos dos três, será exibido um clipe de lançamento da TV digital, encerrando uma inédita aliança dos seis principais canais abertos, e as redes já começarão a transmitir alguns programas em alta definição.

Poucos telespectadores poderão perceber, porém, a qualidade de imagem e som dessa nova tecnologia. Isso porque os conversores (set-top boxes) que permitem a recepção de sinais digitais pelos televisores analógicos estão sendo vendidos no mercado por preços muito altos, que variam de R$499 a R$1.100. Espera-se que Lula aproveite a cerimônia para anunciar um programa de incentivos à fabricação de conversores, que poderia incluir isenção tributária.

Outra dificuldade é que o software Ginga, desenvolvido no Brasil e que permite a interatividade na TV digital, ainda não está disponível para esses conversores. Também não são encontrados os celulares que possibilitam aos usuários assistir à TV digital gratuitamente.

Rio adere ao sistema até maio de 2008

No próximo ano, com esses problemas praticamente superados, a TV digital chegará ao Grande Rio entre abril e maio. Em junho, será a vez de Brasília e Belo Horizonte receberem a tecnologia. E, a partir de outubro, Fortaleza, Salvador e Curitiba vão aderir ao novo padrão. João Pessoa e Porto Alegre iniciam as transmissões em 2009.

A festa de lançamento da nova TV, hoje, na Sala São Paulo, vai começar meia hora antes da formação da cadeia nacional de emissoras. Às 20h, seis âncoras das emissoras abertas - Ricardo Boechat (Band), Rodolpho Gamberini (RedeTV!), Carlos Nascimento (SBT), Heródoto Barbeiro (TV Cultura), William Waack (Globo) e Marcos Hummel (Record) - apresentarão um "telejornal" à platéia de cerca de 1.200 convidados. Revezando-se, eles abordarão diversos aspectos da TV digital, mostrando que ela tem base no sistema japonês, mas que os cientistas brasileiros desenvolveram inovações. Por isso, o sistema é chamado nipo-brasileiro.

Os presidentes da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Daniel Pimentel Slaviero; da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Johnny Saad; e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), Roberto Franco, também falarão sobre a importância das transmissões digitais para a modernização das empresas. No fim, haverá um show da cantora Maria Rita.

NA ESTRÉIA, EMISSORAS JÁ TRANSMITIRÃO ALGUNS PROGRAMAS EM ALTA DEFINIÇÃO, na página 36