Título: Na estréia, emissoras já transmitirão alguns programas em alta definição
Autor: Moreira, Paulo Ricardo
Fonte: O Globo, 02/12/2007, Economia, p. 36

Série do `Fantástico¿: primeira atração da Globo com nova tecnologia.

Após a transmissão em pool do lançamento do Sistema Brasileiro de TV Digital, as emissoras abertas exibirão ainda hoje atrações especiais em formato HD. O primeiro programa da Rede Globo a ser transmitido com a nova tecnologia será o ¿Fantástico¿, a partir das 20h42m. A série ¿Mundos invisíveis¿, do astrofísico Marcelo Gleiser, que foi totalmente gravada em alta definição, terá como tema a matéria que forma tudo o que existe no universo. O ¿Fantástico¿ também exibirá reportagens em alta definição gravadas com Glória Maria no Xingu.

¿ Estamos inaugurando um novo capítulo da história da TV brasileira. Então, nada melhor do que começarmos com a ciência. A série deu mais trabalho porque não usamos arquivo, só imagens inéditas em HD ¿ diz Marcelo Gleiser.

`Duas caras¿ passará a ser exibida em alta definição

Em seguida ao ¿Fantástico¿, a Globo exibirá em HD, às 23h15m, o filme ¿Piratas do Caribe ¿ A maldição do Pérola Negra¿. A partir de amanhã, a novela das oito, ¿Duas caras¿, e os filmes da ¿Tela quente¿ (o desta segunda é ¿Táxi¿, com Gisele Bündchen) serão transmitidos em alta definição. Também estão nos planos a exibição de jogos de futebol.

Ainda esta semana, o público assistirá em HD o ¿Cinema Especial¿, com o filme ¿Closer ¿ Perto demais¿ (quarta-feira), o ¿Globo repórter¿ (sexta-feira) e o ¿Supercine¿ de sábado, com o filme ¿Mar de fogo¿.

A Band começará suas transmissões digitais com o jogo Grêmio x Corinthians, às 16h. Logo depois, exibirá o ¿Programa Raul Gil¿ (captado em HD), que fará uma homenagem à cantora Simone, a partir das 18h. Também será transmitido um especial do tenor Andrea Bocelli, às 21h15m. A partir de amanhã, a novela ¿Dance dance dance¿ irá ao ar em alta definição, assim como os telejornais ¿Brasil urgente¿, ¿Jornal da Band¿ e ¿Jornal da noite¿. A emissora promete que em janeiro todas as suas atrações do horário nobre, das 18h à 1h, estarão em HD.

SBT e Record exibirão filmes com a nova tecnologia

Na RedeTV!, o primeiro programa a ser transmitido com a nova tecnologia será o ¿Pânico na TV¿. Já o SBT exibirá hoje o épico ¿Alexandre, o grande¿, às 20h20m. A emissora planeja pôr no ar todo domingo um filme captado com a nova tecnologia. A Record também exibirá filmes em HD na sessão ¿Tela máxima¿, aos domingos, às 22h. O primeiro será ¿Garfield¿. A segunda temporada do reality show ¿Troca de família¿, prevista para ir ao ar em janeiro, também será em alta definição.