Título: Lula critica a Vale
Autor: Tavares, Mônica; Barros, Higino
Fonte: O Globo, 01/12/2007, Economia, p. 45

Presidente diz que empresa deveria produzir aço no país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a atuação da Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, por não investir mais no país para distribuir parte de suas riquezas com o povo brasileiro. Durante discurso no Estaleiro Mauá, em Niterói, onde participou da assinatura de contrato para encomenda de quatro navios pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, Lula disse que a mineradora deveria produzir aço no país, e não apenas exportar o minério de ferro.

- É muito bonito a gente ver a Vale, com a importância que tem, estar contratando navios. Mas não é só pegar nosso minério e levar para fora. É produzir aço aqui dentro, para gerar empregos e riquezas no país - destacou o presidente.

Sem citar o nome de seu antecessor, Lula disse que, dez anos atrás, o governo afirmava que, como a Petrobras tinha ações na Bolsa de Nova York, tinha que buscar sempre o lucro. Com essa política, ressaltou, a Petrobras comprava navios e plataformas no exterior, se fossem US$100 milhões mais barato do que no país.

- Só o interesse financeiro e empresarial predominava. A Petrobras, por mais que tenha ações em Nova York, é uma empresa nacional e precisa devolver a este país parte da riqueza que consegue extrair do nosso subsolo - disse Lula.