Título: Aposentadoria pelo INSS também muda
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 04/12/2007, O País, p. 10

Cálculo do benefício diminui à medida que a expectativa de vida aumenta no país.

RIO e BRASÍLIA. O Ministério da Previdência informou que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros terá impacto pequeno sobre o fator previdenciário, usado no cálculo do valor das aposentadorias. De acordo com o ministério, um trabalhador que se aposente aos 63 anos, após 35 anos de contribuição, terá agora que contribuir durante mais 55 dias à Previdência para receber o mesmo valor. Os novos dados de longevidade entraram em vigor ontem mesmo para efeitos do cálculo previdenciário.

- Foi um ajuste suave - disse o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, em nota.

A mudança é explicada pela regra atuarial introduzida na Previdência em 1999 para tentar estancar o rombo das contas: quanto maior a expectativa de vida (e o tempo que a pessoa viverá depois que começar a receber do INSS), menor o valor a ser recebido. Ao conceder aposentadorias, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) calcula a expectativa de sobrevida do segurado. É aí que os novos dados divulgados pelo IBGE interferem na definição dos benefícios previdenciários.

- Como as pessoas vão receber por mais tempo, procura-se compatibilizar o valor com o tempo de duração do benefício - diz o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Marcelo Caetano.

Em Brasília, o presidente Lula comemorou, em seu programa de rádio, o relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008, divulgado pelas Nações Unidas, que colocou o Brasil entre os 70 países com desenvolvimento humano elevado. Sem citar governos passados, Lula creditou ao Bolsa Família, que classificou como "um dos maiores sucessos na política de transferência de renda do mundo", parte do resultado. Ele citou os dados de expectativa de vida divulgados ontem pelo IBGE e disse que a pesquisa do IDH mostra que o país está no caminho certo.

- Mas ainda falta muito para fazer. O Bolsa Família cuidou de tirar muita gente da extrema pobreza. Na hora em que você cuida dos mais pobres, há uma evolução.