Título: Aliado de Lula, Dirceu e Palocci vence em SP
Autor: Aggege, Soraya; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 04/12/2007, O País, p. 11

Com 85,3% dos votos apurados, Edinho Silva comemora vitória; no Rio, Cantalice é reeleito.

SÃO PAULO e RIO. Apoiado pelos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ontem à noite já era considerado virtualmente eleito para a presidência do PT em São Paulo. Com 85,3% dos votos apurados, Edinho teve 54,2%, contra 36% do segundo colocado, o deputado José Zico Prado, candidato do atual presidente do PT paulista, Paulo Frateschi.

Edinho Silva, apoiado também pelo presidente Lula, começou no PT ligado à DS (Democracia Socialista). Hoje, reúne em torno de sua candidatura a chamada "direita petista", mas não perdeu apoiadores de esquerda. Tem apoio até de adversários históricos como Dirceu e o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Amigo de Lula, o atual presidente, Paulo Frateschi, não deverá ficar a ver navios. Está na chapa do candidato Berzoini para o diretório nacional.

No estado onde o PT tem seu maior eleitorado, o candidato do presidente Lula, Ricardo Berzoini, ficou em segundo lugar, o que o deixa mais enfraquecido para as composições do segundo turno. Teve em São Paulo 34,5% dos votos (20.059), contra 42,2% do deputado Jilmar Tatto (24.578).

No Rio, Alberto Cantalice comemora reeleição

No Rio, com 98% dos votos apurados até a noite de ontem, o presidente estadual, Alberto Cantalice, comemorou a reeleição em primeiro turno, com 53% dos 20.269 votos válidos. Cida Diogo teve 23%; Washington Quaquá, 17%; Aurélio Medeiros, 4%; Eric Vermelho, 3%; e Christiane Granha retirou sua candidatura.

Para a presidência nacional, os votos do Rio deram vitória a Ricardo Berzoini, com 40,45%. José Eduardo Cardozo teve 28,12%; Gilney Viana; 12,53%; Jilmar Tatto, 13,92%. O PT estadual não divulgou o percentual dos demais candidatos e só forneceu o percentual aproximado dos candidatos à presidência estadual. O resultado final deve ser conhecido hoje, com votos de seis municípios.