Título: Mesmo proibido, uso de avião é perdoado
Autor: Aggege, Soraya; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 04/12/2007, O País, p. 11

Acusado deve vencer eleições no Piauí.

SÃO PAULO. A executiva nacional do PT considerou ontem que o candidato ao diretório estadual do Piauí pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB, o ex-Campo Majoritário), Fábio Novo, errou ao usar aviões durante sua campanha pelo estado. Mesmo assim, não impugnou sua candidatura. Novo, que é ligado ao governador Wellington Dias e deve vencer a disputa para presidir o PT no estado, participou de reunião em São Paulo ontem, para se defender.

Novo deve sofrer apenas uma advertência interna. Ele afirmou que pagou, com seu próprio dinheiro, R$1.200 pelo combustível e pelo serviço do piloto de um dos aviões, após receber a notícia de que uma tia estava doente em Teresina.

A executiva nacional avaliou, por unanimidade, que, nas duas cidades para onde o candidato se deslocou, ele recebeu poucos votos, e que o uso do jatinho não o favoreceu. O estatuto do PT estabelece que os candidatos não devem contratar aviões para campanhas internas. A executiva analisou outras nove representações de irregularidades e, no próximo dia 11, se reunirá para julgar eventuais recursos e denúncias das eleições internas de domingo.