Título: Berzoini deve fazer segundo turno com Tatto
Autor: Aggege, Soraya; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 04/12/2007, O País, p. 11

Presidente do PT tem 44% contra 23%, com 75% dos 300 mil votos apurados.

SÃO PAULO. O PT deve voltar às urnas no próximo dia 16 para decidir se Ricardo Berzoini, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), o antigo Campo Majoritário, ou Jilmar Tatto, que reúne três tendências de centro, presidirá o partido nos próximos dois anos. A direção do partido contabilizava, até a tarde de ontem, 196.128 votos válidos, 75% dos 300 mil votantes previstos. Berzoini tinha 44% dos votos e Tatto, 23%. O deputado José Eduardo Cardozo, do grupo Mensagem ao Partido, estava em terceiro, com 17%. Valter Pomar tinha 11%.

- Berzoini já está garantido em um provável segundo turno com Tatto - disse o secretário nacional de Organização, Romênio Pereira.

O grupo de Berzoini avalia que a disputa será decidida em segundo turno com Tatto. Aliados de Cardozo se reuniram ontem para decidir o que fazer no segundo turno. A maioria defendia a liberação do voto, e outros, o apoio a Berzoini.

- Creio que apoiaremos Berzoini - disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), do Mensagem. Tatto pedirá apoio às bases:

- Vou procurar a militância. Não tenho qualquer ministro (há 11 ministros nas outras chapas).

O coordenador da CNB, Francisco Rocha, disse que seu grupo, reunido ontem à noite, "amadureceu muito" com a crise de 2005 e vive um momento de atuar com mais acordos.

- Se vencermos, procuraremos outras correntes. Queremos fazer acordos - disse Rocha, um dos coordenadores da candidatura de Berzoini.

Em São Paulo, apoiado pelos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ontem à noite já era considerado virtualmente eleito para a presidência do PT em São Paulo. Com 85,3% dos votos apurados, Edinho teve 54,2%, contra 36% do segundo colocado, o deputado José Zico Prado, candidato do atual presidente do PT paulista, Paulo Frateschi. No Rio, Alberto Cantalice comemorou a reeleição em primeiro turno.