Título: Petrobras perde recurso contra distribuidoras
Autor: Ordoñez, Ramona; Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 04/12/2007, Economia, p. 27

RIO e BRASÍLIA. O juiz Wagner Cinelli, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, negou ontem pedido da Petrobras para suspender a liminar que obrigou a empresa restabelecer o fornecimento de gás natural às concessionárias CEG e CEG-Rio. A decisão não é definitiva, pois o mérito do recurso ainda será julgado, após parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

A liminar obrigou a Petrobras a garantir o abastecimento de gás de acordo com as médias registradas nos últimos 12 meses. A medida cautelar foi proposta pelo Estado contra a Petrobras, com pedido de liminar, porque a empresa teria suspendido o fornecimento de gás natural às concessionárias às 7h do dia 30, causando prejuízos à população. Parte do gás foi desviada para atender à demanda das usinas termelétricas.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Jerson Kelman, disse ontem que está afastada a necessidade de ligar as térmicas a gás em janeiro, caso sejam aprovados os novos níveis de segurança dos reservatórios das hidrelétricas propostos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Também ficariam descartados novos problemas de abastecimento de gás mês que vem.

- É claro que sempre existe o risco de outra decisão errada, que é deixar de ligar as térmicas e começar uma situação de muita seca - afirmou.

Mês passado, Kelman advertiu para o risco de problemas de abastecimento de gás no início de 2008, caso a proposta original do ONS fosse aprovada.

- É compreensível que haja hesitação em ligar as térmicas em janeiro, porque está ainda longe de terminar o período úmido do Sudeste. Há um receio do ONS de ligar as térmicas, e logo depois haver uma fluência muito grande (de água nos reservatórios). (Com Globo Online)