Título: Renda é a garantia
Autor: Flores, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 19/04/2009, Economia, p. 25

O setor produtivo do Distrito Federal está otimista quanto ao resultado dos negócios em 2009. A manutenção da massa de rendimentos deve ser o sustentáculo da economia local, na opinião dos representantes dos três segmentos. Segundo números do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a massa salarial do DF aumentou 12,5% em relação ao início de 2008. Os setores de serviços e comércio, maiores empregadores da cidade, acreditam que a renda elevada vai segurar as vendas. A indústria aposta em incremento puxado, principalmente, pela construção civil. A agropecuária, na regularização das terras, o que facilita a obtenção de crédito.

Setor que mais tem sofrido nos estados brasileiros, a indústria deve ter um alívio no DF. A explicação está na vocação mais voltada para os serviços e para o mercado interno, de acordo com presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha. Além disso, projetos específicos da construção civil, como o Noroeste, devem ajudar a impulsionar o setor. ¿O crescimento este ano não deve ser como o de 2008, o setor passa por uma crise, mas passa de forma até confortável¿, afirma. A previsão é vender 3% mais neste ano, índice que, de acordo com Rocha, ajudaria a segurar o nível de emprego nas indústrias brasilienses, que ainda não demitiram.

Comércio Com um crescimento acumulado nos últimos 12 meses de 2,6%, o comércio brasiliense apresentou recuo este ano de 1,3%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, até o fim de 2009, a previsão da Federação do Comércio do DF (Fecomércio) é recuperar as vendas e igualar o resultado ao do ano passado. ¿A expectativa é igualar ou vender no máximo 1% a mais que em 2008¿, afirma o presidente da federação, senador Adelmir Santana.

A regularização das terras que vem sendo autorizada pelo Governo do DF nos últimos meses é o que deve ajudar o setor agropecuário, de acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (FAPE-DF), Renato Simplício. Com o terreno regularizado, os produtores têm mais facilidades para ter acesso ao crédito. ¿Assim vamos conseguir aumentar a produção em 2009¿, torce Simplício. (MF)