Título: Sinal de alerta no DF
Autor: Flores, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 19/04/2009, Economia, p. 25

Arrecadação menor e diminuição de repasses federais fazem governo local reduzir expectativa de crescimento. Na perspectiva mais pessimista, o incremento será de apenas 1,5%. Os mais otimistas apostam em 2,9%. Obra de condomínio residencial no Guará vai ajudar o Distrito Federal a superar o país no desempenho do PIB deste ano O pessimismo que tem levado o mercado, representantes de setores produtivos e o governo federal a rever a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2009 também tomou conta do Distrito Federal. Em dezembro, a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) acreditava que a capital federal conseguiria se descolar da economia nacional e manter um ritmo de crescimento acelerado. A aposta era de um avanço de 3,5% no Produto Interno Bruto (PIB). O atual cenário econômico, no entanto, levou o órgão a reduzir as expectativas. Segundo análise dos técnicos da Codeplan, a economia brasiliense deve registrar um crescimento mais modesto este ano ¿ entre 1,5% e 2,9%.

¿O sinal amarelo está aceso. Se tudo continuar como está, a economia brasiliense pode crescer 2,9%. Mas, qualquer alteração nas condições pode levar a um crescimento de apenas 1,5%, o que mostra que Brasília não é uma ilha da fantasia¿, afirma o presidente da Codeplan, Rogério Rosso. ¿É um quadrilátero delimitado apenas no papel¿, resume o gerente de análise do órgão, Carlos Alberto Reis, um dos responsáveis pelas estimativas.

A expectativa do GDF é que o volume de dinheiro em circulação na economia local deva cair, encolhendo o PIB da cidade. As causas principais, segundo Rosso, são a queda da arrecadação ¿ no primeiro trimestre a Secretaria de Fazenda do DF contabilizou uma frustração de 13% na receita com impostos em relação ao esperado (leia abaixo) ¿ e a redução dos repasses federais para o GDF em R$ 238 milhões. ¿Com menos recursos, o governo tem que fazer escolhas sobre onde vai aplicar, tem que reduzir investimentos. Com isso, reduz o dinheiro em circulação e as contratações¿, afirma Rosso.

A previsão mais otimista, de 2,9% se concretizará, de acordo com ele, na hipótese das economias nacional e internacional permanecerem exatamente como estão. Alterações podem levar ao cenário mais pessimista, que indica um crescimento de apenas 1,5%. Pela estimativa da Codeplan, as variáveis que podem influenciar são as seguintes: consumo total, nível de emprego, massa salarial, volume de crédito, juros e taxa de câmbio. Um aumento do desemprego no DF e uma queda da massa salarial ajudariam a reduzir o incremento sobre 2008.

Apesar da revisão da expectativa, o índice do Governo do Distrito Federal (GDF) é muito otimista, na opinião de economistas ouvidos pelo Correio. A impressão deles é que, assim como o corte no âmbito federal foi radical, por aqui a previsão também deveria ser mais pessimista. Desde o fim de dezembro, os analistas de mercado ouvidos semanalmente pelo Banco Central enxugaram a estimativa de acréscimo no PIB nacional de 2,44% para uma retração de -0,30%. ¿2,9% é um percentual superestimado. Ainda que nossa situação não vá ser tão medíocre quanto a nacional, teremos impacto da queda na produção nacional. Vamos ter menos transferência da União em função da queda da arrecadação e uma arrecadação menor de ICMS, não tem jeito¿, analisa o professor de economia da Universidade de Brasília, Roberto Piscitelli.

O conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) Júlio Miragaia concorda. Na sua opinião, Brasília não só sofrerá com a crise econômica, como demorará mais para se recuperar. De acordo com ele, há uma diferença de tempo entre o impacto no país e no DF. ¿Brasília vem a reboque da economia nacional, mas com uma defasagem de dois, três meses. Acho que o quadro nacional já está se recuperando, mas, no DF, a melhora só virá a partir do segundo semestre¿, afirma Miragaia.

Rosso, no entanto, destaca que Brasília tem vantagens que vão ajudá-la a obter um resultado acima da média nacional neste ano. As obras de construção civil são os principais alicerces. Entre eles, os condomínios residenciais que estão sendo erguidos em Águas Claras, Guará e Samambaia, por exemplo. Além de outros projetos, como o habitacional do Mangueiral, o Catetinho a Cidade Digital e o Noroeste, cita Rosso.

De acordo com levantamento da Codeplan, comparando números próprios com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o DF teve um avanço do PIB acima do verificado na média nacional em três dos últimos seis anos (veja quadro).