Título: Confirmada adulteração em leite
Autor:
Fonte: O Globo, 05/12/2007, Economia, p. 33

BRASÍLIA. Dois laudos do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal confirmam a adulteração de 12 das 13 amostras de leite apreendidas na Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e na Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil), em Minas Gerais, em outubro. Os testes indicaram excesso de alcalinidade em quase todas as amostras, por adição de soda cáustica. Os laudos informam que o leite adulterado é de baixa qualidade nutritiva e impróprio para o consumo humano.

- Os dois laudos confirmam o que já se sabia: adulteração do leite com soda cáustica - afirmou o diretor-executivo da Polícia Federal, Rogério Lucena Menezes.

Segundo Lucena, mesmo assim, o resultado impulsiona as investigações da Operação Ouro Branco sobre as fraudes. Os laudos indicam ainda adição de água, açúcar, citrato e outras substâncias químicas ao leite.

"Caracterizada a adição de substâncias alcalinas ao leite. O leite encontra-se adulterado e alterado", informam os peritos no documento. (Jailton de Carvalho)