Título: Não dá para transformar mata em crédito
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 05/12/2007, Ciência, p. 39

Secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e ex-vice-presidente do IPCC, Thelma Krug defende a proposta de que as florestas preservadas (não desmatadas) entrem no cálculo do corte das emissões dos gases-estufas para os países em desenvolvimento. O governo não aceita, no entanto, que isso se transforme em créditos negociáveis.

A proposta brasileira de cálculo do desmatamento evitado enfrenta críticas até de países com grandes áreas florestais. Por quê?

THELMA KRUG: Porque os países emergentes só pensam no conceito do mercado, ou seja, em como transformar essa preservação em dinheiro vivo.

Mas isso não é positivo?

KRUG: Claro, mas os países emergentes querem criar um sistema de crédito baseado numa projeção de quanta queima de madeira eles vão evitar no futuro. Ora, ninguém consegue fazer isso com 100% de eficiência. Se alguém diz para um morador da floresta que plantar algo dá mais dinheiro que preservar, ele assim procederá. E é claro que os países ricos estão relutando em aderir a esta proposta.

E o que propõe o Brasil?

KRUG: Propomos um sistema baseado no desmatamento que efetivamente conseguimos evitar, ou seja, se conseguimos impedir a derrubada da mata, contabilizamos como corte de emissão. Se não conseguimos, não contabilizamos. Simples e mensurável, sem chutes. Mas os países parecem obsessivamente orientados pelo mercado.

Quem apóia o Brasil?

KRUG: Bem, Tuvalu está do nosso lado.

Por que os ricos não nos apóiam?

KRUG: Porque eles querem um mecanismo de compensação das suas emissões. Querem créditos porque sabem que não vão conseguir reduzir as emissões. E o que estamos vendo aqui é um bando de países tentando colocar a questão florestal na frente da questão de queima dos combustíveis fósseis, que são o grande problema do planeta. Eu não posso transformar a mata em crédito e deixar os ricos continuarem queimando combustível. Isso é loucura.

Há uma tentativa de inverter prioridades?

KRUG: As emissões dos combustíveis fósseis são as maiores causas do aquecimento e o que os países com grandes florestas fazem aqui é dizer aos mais poluidores: resolvam o problema das emissões que nós ajudamos controlando a derrubada das florestas.(G.S.J.)