Título: Jatene, ex-ministro, defende tributo e se emociona
Autor: Gois, Chico de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 06/12/2007, O País, p. 4

"Os amigos do rei não gostam de pagar".

BRASÍLIA. Criador da CPMF, o cardiologista Adib Jatene deu um tom emocional à cerimônia de lançamento do PAC da Saúde. Ele foi um dos principais destaques do evento, dominado por discursos em defesa da prorrogação da CPMF. Embora não tenha falado uma única vez na sigla, Jatene fez questão de criticar aqueles que não querem pagar o imposto.

- Os amigos do rei não gostam de pagar. Nunca pagaram. Mas têm de pagar - cobrou.

Jatene lembrou que quando era ministro da Saúde, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, discutia com o então ministro da Fazenda, Pedro Malan, as dificuldades do setor em obter recursos.

- O ministro da Fazenda, quando vai a São Paulo, vai à Fiesp e à Febraban. Não vai à periferia. O pessoal da saúde lida com a pobreza - afirmou Jatene, emocionando-se.

- Desculpem, sou um levantino, um emotivo. O pessoal da saúde lida com a pobreza e não aceita limitações que a área econômica impõe à saúde.

Para o ex-ministro, o governo arrecada muito de quem ganha pouco, e pouco de quem ganha muito. Ele cobrou mais recursos para a saúde e elogiou o plano lançado pelo governo Lula.

- Estamos chegando. Muitos vão dizer que é um projeto e não vai acontecer. Não vai acontecer se deixarmos não acontecer. Temos de fazer nossa parte.

Foi aplaudido de pé.