Título: Programa apresenta metas ambiciosas
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 06/12/2007, O País, p. 8

Ações incluem aumento do projeto de Saúde da Família e atendimento nas escolas.

BRASÍLIA. Do recém-nascido ao idoso, o PAC da Saúde promete ações que cobrem praticamente toda a população. O programa Saúde da Família, que leva médicos, enfermeiros e auxiliares à população de baixa renda, deverá atender 130 milhões de pessoas em 2011. Hoje, são atendidas 90 milhões. Só nas escolas deverão ser atendidos 26 milhões de alunos do ensino fundamental e médio. O Ministério da Saúde quer que todos façam pelo menos duas consultas ao ano. Serão distribuídos óculos tanto para as crianças quanto para os idosos.

A meta é que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegue a todo o país, com a compra de 4,2 mil ambulâncias, além de dez helicópteros e 14 embarcações - ambulanchas - para fazer o atendimeto das populações ribeirinhas.

Plano cria unidades de atendimento 24 horas

O Mais Saúde, como o PAC foi batizado, tem quatro pilares: promoção e atenção à saúde; gestão; ampliação do acesso com melhoria da qualidade; e desenvolvimento de produtos e inovação. As medidas vão do reajuste da tabela do SUS, com gastos adicionais de R$5 bilhões nos quatros anos, à criação de 132 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que deverão funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O Ministério da Saúde estima que sete em cada dez pacientes que procuram hospitais buscam apenas atendimento ambulatorial, ou seja, poderiam ser atendidos em unidades de menor complexidade, reduzindo as filas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que os resultados já vão aparecer no ano que vem:

- Vamos começar a trabalhar a partir de hoje, já estamos trabalhando. Os resultados vão começar a aparecer ao longo do ano que vem. A saúde, que estava dormindo esquecida, voltou à agenda política. Isso levanta problemas: melhores salários, falta de qualidade no atendimento, tempo de espera muito grande.

Investimentos em planejamento familiar

O Mais Saúde prevê ações específicas para o público masculino, com investimento de R$227 milhões. Em 2008, o SUS deverá dobrar de 20 mil para 40 mil o número de vasectomias. Ações de planejamento familiar fazem parte do pacote. O governo pretende ampliar para 21 milhões o número de mulheres em idade reprodutiva que têm acesso a métodos contraceptivos.

"O dinheiro é desviado ou o gestor é incompetente"

A melhoria da gestão é outro foco do programa. O ministro quer fixar metas para estados e municípios, condicionando o repasse de parte dos recursos. Indagado sobre a falta de material básico em unidades da rede pública, como mertiolate e lençóis, o ministro disse que isso é resultado de corrupção ou incompetência:

- Sinceramente, não vamos caricaturar. Num sistema que cobre 150 milhões de brasileiros e é premiado no mundo inteiro, você vai me cobrar mertiolate e lençol? Isso é incompetência do gestor, não é falta de dinheiro. Não tem justificativa para faltar hoje. É um absurdo. Então, o dinheiro está sendo desviado ou o gestor é incompetente. (Demétrio Weber)