Título: O GLOBO ganha o Prêmio Esso de Jornalismo
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2007, O País, p. 10

Flagrante de combinação de votos entre ministros do STF sobre caso mensalão dá ao jornal o prêmio principal.

Com a reportagem ¿Voto combinado na Corte¿, dos jornalistas Alan Gripp, Francisco Leali e Roberto Stuckert Filho, O GLOBO conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo 2007. Publicada em 23 de agosto, a reportagem mostrou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) combinaram votos por e-mail na sessão que analisava a denúncia contra os 40 acusados do mensalão petista. O flagrante, mostrado pelo GLOBO em manchete na primeira página, com os diálogos trocados entre ministros, mudou os rumos do julgamento no STF, como admitiu, uma semana depois, o ministro Ricardo Lewandowski.

Alertado sobre o hábito dos ministros de trocarem mensagens durante o julgamento, o repórter fotográfico Roberto Stuckert Filho concentrou seus flashes nos laptops e captou conversas entre Lewandowski e a ministra Cármen Lúcia, nas quais eles demonstravam que poderiam rejeitar a denúncia contra acusados do mensalão. Na redação, ao analisar as mensagens, os repórteres viram que tinham em mãos um material da maior importância sobre a mais alta Corte do país e um dos julgamentos mais importantes de sua história.

¿Coragem de publicar¿

Ao receber o prêmio, na cerimônia de anteontem, no Copacabana Palace, no Rio, Francisco Leali, coordenador da editoria Nacional na sucursal do GLOBO em Brasília e um dos autores da reportagem, ressaltou a coragem do jornal ao publicar o trabalho:

¿ A matéria reuniu o olhar mágico do Roberto Stuckert com o trabalho de equipe. E o jornal teve a coragem de publicar e mostrar que tudo deve ser transparente. Que não há quem possa ser protegido por uma coisa ou outra ¿ disse Leali, lembrando que O GLOBO não hesitou em dar manchete para o flagrante.

¿ Ali, a sessão do STF era pública, as pessoas eram públicas, e o assunto era público. O jornal teve sempre isso claro. Sabíamos que tínhamos uma baita história nas mãos ¿ completou Leali.

A comissão que escolheu o Esso de Jornalismo foi composta pelos jornalistas Cláudio Henrique, João Máximo, José Márcio Mendonça, Matias Molina e Nelson Lemos.

O jornal ¿Extra¿ ganhou o Esso de Primeira Página, com o trabalho ¿Autoridades já fizeram até piada com a crise aérea, e quem chora somos nós¿, dos jornalistas Luiz Vieira Junior, Marlon Brum e Octavio Guedes, publicada no dia seguinte à queda do avião da TAM, em São Paulo.

O Esso de Reportagem foi dado ao jornalista Lucas Figueiredo, com ¿O livro secreto do Exército¿, do jornal ¿Estado de Minas¿. O trabalho mostrou como a luta armada foi registrada por militares da ¿linha dura¿.

Na categoria Telejornalismo, os vencedores foram Giovani Grizotti, Cristiane Pastorini e Guto Teixeira, da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), com a reportagem ¿Fantasmas de Sapucaia¿. O trabalho mostrou que assessores da Câmara Municipal de Sapucaia, no interior do Rio Grande do Sul, recebiam salário sem trabalhar.

O fotógrafo Tiago Brandão, do jornal ¿Comércio da Franca¿, ganhou o Esso de Fotografia pela imagem ¿Mãe salva filho em piscinão¿. A foto registrou o momento em que Maria Jerônima Campos, de 36 anos, desesperada, jogou-se em um poço, mesmo sem saber nadar, para salvar seu filho de 9 anos que caíra no local pouco antes.

A ONG Contas Abertas, que acompanha e divulga a execução orçamentária, financeira e contábil da União, recebeu o prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa em 2007.

O Esso de Informação Econômica coube a Paulo Totti, do ¿Valor Econômico¿, com ¿China, o império globalizado¿. Com o trabalho ¿Mares do Sertão¿, os jornalistas Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Luiz Henrique Campos, Rafael Luis e Fátima Sudário ganharam na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. O prêmio de Criação Gráfica, na categoria jornal, foi para Cristhian Lira e Maurenilson Freire, com o trabalho ¿Anjos do ódio¿, do ¿Correio Braziliense¿. Já na categoria revista, Luiz Iria, Bernardo Borges, Cláudia de Castro Lima, Débora Bianchi, Fabio Otubo, Maria Carolina Cristianini, Maria Dolores Duarte e Sattu ganharam com ¿Sete maravilhas do mundo¿, publicado em ¿Aventuras na História¿.

Na categoria Interior, Herculano Barreto Filho venceu com a reportagem ¿Agressão policial e morte do pedreiro Vilson¿, do ¿Correio de Gravataí¿. Coube a Fabiana Moraes, com ¿A vida mambembe¿, do ¿Jornal do Commercio¿ (de Recife), o prêmio na categoria Regional 1. Na Regional 2, foi premiado o trabalho ¿O serviço secreto do Itamaraty¿, de Cláudio Dantas Sequeira, do ¿Correio Braziliense¿. Já o Regional 3 ficou com Christiane Samarco, com ¿Golpe nas vítimas da Gol¿, publicado no jornal ¿O Estado de S.Paulo¿.

Os vencedores foram escolhidos entre 38 finalistas selecionados de um total de 1.173 trabalhos inscritos, sendo 552 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 141 trabalhos fotográficos; 215 trabalhos de criação gráfica em jornal, 104 trabalhos de criação gráfica em revista e 90 primeiras páginas, além de 68 trabalhos de telejornalismo e três inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa.