Título: Decisão sobre Cacciola deve sair hoje em Mônaco
Autor: Duarte, Francisco
Fonte: O Globo, 06/12/2007, Economia, p. 35

Após 2 adiamentos, Corte faz audiência sobre extradição.

LONDRES e RIO. A Corte de Apelações de Mônaco realiza hoje, por volta das 6h (horário de Brasília), nova audiência para analisar o pedido de extradição de Salvatore Cacciola, formalizado pelo governo brasileiro no início de outubro. Segundo autoridades do principado, os três juízes da corte deverão finalmente se pronunciar sobre o destino do ex-banqueiro.

Os advogados de Cacciola conseguiram adiar duas vezes o parecer do tribunal, por causa da queixa-crime apresentada pelo representante monegasco do ex-banqueiro, Frank Michel, que acusa o governo brasileiro de ter incluído no dossiê de extradição um documento com assinatura falsa. A audiência original estava marcada para a última semana de outubro. No último dia 22, houve novo adiamento, e não será surpresa se a defesa tentar hoje protelar a decisão.

- É necessário fazer prova pericial, não tenho certeza se está pronta. Pode haver outro adiamento, sim, em decorrência de essa prova estar pronta ou não - afirmou Carlos Ely Eluf, advogado de Cacciola no Brasil.

Príncipe Albert dará palavra final sobre decisão

Se decidir que o pedido de extradição cumpre as exigências da lei do principado, a Corte de Apelações emitirá um parecer que terá de ser ratificado pelo Chefe de Estado monegasco, o príncipe Albert. Desde sua ascensão ao trono, em 2005, o príncipe nunca se posicionou contra uma decisão do gênero.

Cacciola está foragido desde 2000, quando se valeu de um habeas corpus para fugir para Roma. Foi condenado (não ainda em última instância) a 13 anos de reclusão por peculato e gestão fraudulenta do Banco Marka. Ele está preso em Mônaco desde 15 de setembro, onde foi detido após uma checagem obrigatória de documentos. (Colaborou Felipe Frisch)