Título: Ciclos viciosos da Amazônia
Autor: Scofiled Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 06/12/2007, Ciência, p. 40

Mais da metade da floresta pode sumir até 2030, aponta novo estudo.

Uma combinação de desmatamento, exploração indiscriminada de madeira, queimadas e mudanças climáticas com acentuação dos períodos de seca pode criar um ciclo vicioso capaz de fazer desaparecer 55% da cobertura vegetal da Floresta Amazônica até 2030. Esta é a conclusão do relatório da ONG WWF ¿Os ciclos viciosos da Amazônia: estiagem e queimadas na floresta estufa¿, um estudo encomendado ao Woods Hole Research Center, de Massachusetts, e que será lançado hoje em Bali.

Segundo Dan Nepstad, autor do relatório, o desmatamento na Amazônia pode ser responsável pela emissão de 55,5 a 96,9 bilhões de toneladas de gás carbônico (CO2) de 2007 até 2030, o que equivale a dois anos da emissão mundial de gases do efeito estufa.

¿ A combinação é explosiva a perigosa porque as últimas projeções científicas sobre o avanço da destruição humana e por aquecimento na floresta previam este tipo de catástrofe somente no fim do século ¿ disse Nepstad.

Para Karen Suassuna, analista de mudanças climáticas do WWF, a floresta ¿é um importante fator de estabilização do clima do planeta¿.

A boa notícia é que o destino da floresta não precisa ser este, se ações de desenvolvimento sustentável forem ampliadas. Uma delas é o aumento das áreas protegidas, que já demonstraram ser eficazes na redução de queimadas e extração ilegal de madeira. (G.S.J.)