Título: Taxa de divórcios é a maior em dez anos, diz IBGE
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 07/12/2007, O País, p. 12

Dados do Registro Civil mostram que índice de casamentos também cresceu (6,5%) de 2005 par 2006.

Maiá Menezes

Os brasileiros se casaram, mas também se divorciaram mais no ano passado. Em comparação a 2005, o percentual de matrimônios aumentou 6,5%, seguindo a tendência observada a partir de 2002. Foram registrados 889.828 em 2006, contra 835.846 em 2005. Já os divórcios cresceram 7,7% - a maior taxa dos últimos dez anos. Os dados estão na pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada ontem pelo IBGE e refletem histórias como a da vendedora Priscilla Moraes da Silva, de 26 anos, que se casou há quatro meses, em Fortaleza.

A apenas 11 dias para a cerimônia religiosa de seu segundo casamento, marcada para 11 de agosto, Priscila descobriu que não era divorciada do ex-marido. Eles não se falavam havia três anos e confundiram separação judicial com divórcio. Passado o susto, ela procurou um advogado e foi orientada a dar entrada no pedido em um cartório que desde o começo desse ano passou a realizar divórcios e separações consensuais desde que não envolvam filhos menores e incapazes. Três dias depois, Priscilla estava com o divórcio em mãos.

- Se não fosse possível fazer isso no cartório, teria que adiar o casamento - disse a vendedora, que casou, na data prevista, com José Valnízio dos Santos, seu primeiro namorado.

Divorciados estão se casando mais

A pesquisa, que coletou dados em quatro mil cartórios de todo o país, também mostra que os divorciados estão se casando mais. Em dez anos (de 1996 a 2006), o percentual de solteiras que se casaram com divorciados aumentou de 4,2% para 6,5%. O índice de casamentos entre divorciadas e solteiros também cresceu: de 1,8% para 3,3%. E os divorciados se casaram mais entre si - 0,9% contra 2,2%.

- A lei incentiva a formalização das uniões estáveis. E a dissolução do casamento, que era tabu anos atrás, é encarada com maior naturalidade- afirma o Cláudio Dutra Crespo, gerente de Estatísticas Vitais e Estimativas Populacionais do IBGE.

A pesquisa também apontou um novo mês das noivas: dezembro. Do total de casamentos, 115.046 aconteceram no último mês do ano. O motivo, segundo o IBGE, é a maior concentração salarial.