Título: Corregedora do Pará culpa menina e é afastada
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2007, O País, p. 14

Delegada que apurava responsabilidade diz que menor "provocava os presos" e que fez sexo espontaneamente.

BELÉM. A Corregedoria da Polícia Civil do Pará afastou ontem a delegada-corregedora Liane Paulino, que comandava o inquérito sobre as responsabilidades dos policiais no caso da adolescente de 15 anos que ficou presa por quase um mês com 20 homens na delegacia de Abaetetuba e sofreu abuso sexual. A delegada foi afastada após declarar que a menina "provocava sexualmente os presos" e insinuar, como o ex-delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benassuly, que "a garota tem algum problema psíquico".

- Quando ela saía para tomar banho, mexia com os presos, saía andando se exibindo nua. Os presos ficavam irritados com ela e a mandavam vestir uma roupa. Ela não criava jeito - afirmou a delegada-corregedora à "Folha de S.Paulo", completando: - Apenas um abusou sexualmente da menina. Os demais [atos sexuais] foram por livre e espontânea vontade da própria adolescente. Ela se deitava na rede dos presos novatos e mantinha relações com eles. Os 17 presos que estiveram na delegacia dizem a mesma coisa.

"Ela podia ser submetida a uma avaliação de psicólogos"

A delegada-corregedora defendeu os policiais:

- A todos os delegados ela se apresentava como maior de idade. Não acredito que eles estejam mentindo. São pessoas que têm formação - disse. E insinuou: - Ela podia ser submetida a uma avaliação por assistentes sociais, psicólogos, para saber por que fazia isso [dizer aos policiais que tinha 19 anos]. Mas não posso dizer [que a garota tem problema]. O delegado-geral caiu por causa disso.

Há uma semana, Benassuly chamou a jovem de débil mental em audiência pública no Senado. Demitiu-se no dia seguinte.

A corregedora afirmou que os delegados foram "levados ao erro" pela adolescente. Por isso, diz ela, não há motivos para a demissão dos policiais:

- Eles têm responsabilidade. Alguma negligência houve, mas não é o caso de demissão.

Com a saída de Liane Paulino, assume o inquérito o delegado Roberto Queiroz.

A CPI do Sistema Carcerário voltou a Abaetetuba ontem para tomar novos depoimentos. Dois presos ouvidos de manhã confirmaram que a menor era violentada por detentos e identificaram como responsável pelos abusos sexuais o mesmo homem acusado pela vítima, Beto Júnior Castro da Conceição, preso por assalto e já libertado.

- Segundo o presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PR/ES), dois agentes prisionais revelaram que entre 10 e 15 mulheres já ficaram presas com homens e que isso era "comum".

Foram convocadas a depor 22 pessoas, entre delegados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e a juíza Maria Clarice Andrade, acusada de negligência no caso. Ontem, o Conselho da Magistratura aprovou relatório do corregedor de Justiça do Interior, Constantino Guerreiro, que recomenda a abertura de processo administrativo contra Clarice e seu imediato afastamento das funções. O Tribunal de Justiça decidirá na próxima quarta-feira se instaura o processo.

Com O Liberal