Título: Indicada para a Anac, Solange Vieira sofre constrangimento no Senado
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 07/12/2007, O País, p. 14

Parlamentares criticam indicação, ela fica em silêncio e sabatina é adiada.

BRASÍLIA. Dois dias depois de assustar as companhias aéreas ao anunciar um sistema inédito de indenizações por atrasos nos vôos, a economista Solange Vieira viveu ontem uma manhã de constrangimento no Senado. Convocada para uma sabatina na Comissão de Infra-Estrutura da Casa, ela passou uma hora e meia no foco das câmeras, em silêncio, enquanto os parlamentares discutiam sua nomeação para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A reunião foi encerrada sem acordo, com um pedido de vista do senador Expedito Junior (PR-RO). Ele alegou que a indicação de Solange foi feita a toque de caixa pela Casa Civil, que só enviou o currículo da economista anteontem à noite.

- Por que essa pressa? A dona Solange agora vai resolver o problema da aviação aérea (sic) brasileira? - perguntou.

Bate-boca entre parlamentares

O pedido provocou discussões ásperas entre senadores da oposição e da bancada governista. Enquanto militantes da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) distribuíam panfletos contra Solange, que chefiou a Secretaria de Previdência Complementar durante o governo Fernando Henrique Cardoso, houve bate-boca entre Serys Slhessarenko (PT-MT) e Heráclito Fortes (DEM-PI).

- A questão é muito séria, não podemos fazer brincadeira e deixar a Anac acéfala - disparou a petista.

- Ou a Casa Civil desrespeita o Senado ou acha que somos uns ingênuos - devolveu Heráclito.

Solange só rompeu o silêncio para cochichar com o presidente da comissão, Marconi Perillo (PSDB-GO), e saiu pelos fundos do plenário, sem dar declarações. Braço direito do ministro da Defesa, Nelson Jobim, ela é apontada como a futura presidente da Anac. Enquanto a nomeação não é aprovada, a economista despacha como secretária de Aviação Civil do Ministério da Defesa, cargo criado por Jobim antes da queda do seu desafeto e ex-presidente da agência, Milton Zuanazzi.

A sabatina de Solange foi remarcada para a próxima terça-feira, às 11h30m. O pedido de vista também paralisou a nomeação de outro indicado para a direção da Anac, o engenheiro Ronaldo Serôa da Motta.