Título: Uma grande imobiliária
Autor: Colon, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 20/04/2009, Política, p. 6

Em 23 de março passado, o Correio mostrou como a União é uma grande imobiliária. Além de colocar 1,5 mil apartamentos e casas à disposição de funcionários públicos, cede, em todo o país, 450 mil imóveis a terceiros, seja por aluguel e permutas ou para famílias de baixa renda. Só em Brasília, são 1.535 imóveis, dos quais 1.088 ocupados por civis e outros 282 por militares. Na contabilidade imobiliária, estão incluídas 50 casas, das quais seis destinadas a ministros.

Além disso, há a reserva técnica que atende a funcionários de outros poderes. Para a Câmara, por exemplo, foram emprestados 33 apartamentos funcionais que hospedam assessores de alto escalão da Casa, muitas vezes por indicação de políticos. No Senado, dos 12 apartamentos ocupados por funcionários, pelo menos sete foram destinados a pessoas ligadas ao ex-diretor-geral Agaciel Maia, exonerado do cargo em março após a suspeita de ocultar uma propriedade de R$ 5 milhões. Mais: há, ainda, três funcionários comissionados, ou não efetivos, morando nesse tipo de imóvel.

No Bloco K da 308 Norte, por exemplo, mora, desde 1999, Vicente Wanderley Júnior. Servidor efetivo do Senado,recebeu autorização para viver no imóvel pouco depois de deixar o posto de chefe de gabinete da Diretoria-Geral então comandada por Agaciel. (LC)