Título: Aécio critica ataque de Lula à oposição
Autor: Jungblut, Cristiane; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 08/12/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. Um dos principais aliados do governo em defesa da prorrogação da CPMF, o governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, perdeu a paciência com o tom dos ataques agressivos do presidente Lula contra a oposição. Um dia depois de a bancada do PSDB do Senado reagir às criticas de Lula, Aécio reclamou ontem das declarações do presidente. Pediu serenidade aos dois lados, e alertou que os ataques só acirram o radicalismo e em nada ajudam as tentativas de entendimento. O tucano se mostrou aberto à negociação, mas admitiu que a bancada do Senado está fechada contra a CPMF.

Aécio disse que vai continuar esperando uma nova proposta do governo até terça-feira, data da votação no plenário do Senado. Ele revelou que está conversando com freqüência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ontem estava ao lado do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, em evento realizado em Belo Horizonte.

- Algumas declarações do presidente, nessa hora, não ajudam. A hora é de muita serenidade. Porque senão ele fortalece o argumento daqueles que, no campo oposto, podem ter a mesma interpretação. Será então que quando o PT votou contra a CPMF foi porque era a favor dos sonegadores ou porque era contra os pobres? Era porque tinha naquele momento visão política diferente. Então, é preciso que se respeite a visão da oposição e não a menosprezem.

Aécio contou que havia conversado na noite anterior com Mantega e que estava tentando criar um clima favorável:

- Se não houver uma evolução extremamente consistente, até revolucionária na proposta atual do governo, a tendência do partido é de votar contra. Se houver uma proposta que melhore substancialmente os investimentos na saúde, que crie alguns inibidores ao crescimento dos gastos públicos, que dê alguma sinalização de desoneração de alguns tributos, defenderei no meu partido que analisemos