Título: Críticas do PT vão ao ar
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 20/04/2009, Política, p. 7

O PT de Brasília começa nesta semana uma ofensiva para tentar mostrar à opinião pública que representa uma alternativa de poder no Distrito Federal. Vão ao ar, na televisão e no rádio, as inserções gravadas por representantes do partido, com uma postura crítica em relação ao atual governo. Os quatro deputados distritais, o deputado federal Geraldo Magela, o presidente regional do partido, Chico Vigilante, e o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz gravaram participação na propaganda.

Todos, no entanto, evitaram críticas diretas ao governador José Roberto Arruda, para evitar que haja questionamentos jurídicos que possam levar à suspensão da propaganda partidária. Os comentários serão relacionados às ações do Executivo. Em alguns casos, depois de citar situações consideradas insatisfatórias na atual gestão, parlamentares chegarão a perguntar: ¿E agora, governador?¿. Segundo petistas, o PT vai elevar um pouco o tom da oposição em relação ao governo. Temas como saúde, segurança, educação e transporte serão tratados. A direção do partido mantém o conteúdo do programa em sigilo.

O tratamento dos temas do programa, em período de definição sobre quem deverá representar o partido nas eleições de 2010, foi discutido na executiva regional do PT. Havia uma proposta de que apenas Magela e Agnelo, os dois pré-candidatos ao GDF, gravassem participação no programa. Mas prevaleceu a tese de que todos os parlamentares, Vigilante e Agnelo deveriam dar o seu recado. Um dos assuntos que não deverá faltar é a movimentação dos professores da rede pública do Distrito Federal em busca de reajuste salarial. O tema deverá ser abordado pelo deputado distrital Paulo Tadeu.

Candidaturas No fim de semana, a disputa pela candidatura ao governo se acirrou. Depois de um debate no Sindicato dos Bancários, ocorrido sábado, a corrente petista Articulação anunciou apoio a Agnelo. Em seguida, a tendência Movimento PT também decidiu declarar preferência a Magela. A disputa deverá ser definida em prévias internas, com o voto dos filiados no partido depois de debates nas zonais do partido. A data ainda não foi marcada. Agnelo defende que seja imediatamente ou, no máximo, até junho. Magela prefere no segundo semestre, entre junho e setembro. (AMC)