Título: Ex-governador de Alagoas é libertado
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 08/12/2007, O País, p. 20

Deputado continua na cadeia.

MACEIÓ. A Polícia Federal libertou na noite de quinta-feira o ex-governador de Alagoas Manoel Gomes de Barros (PTB) e seu assessor Sebastião Lourenço de Oliveira, que conseguiram habeas corpus. Ontem, outros cinco envolvidos - quatro bancários e a auditora da Receita Federal Marta Lúcia Ferreira - foram soltos, após prestarem depoimento. Eles estão entre as 40 pessoas presas pela Polícia Federal na Operação Taturana, que desbaratou uma organização criminosa composta de deputados estaduais, ex-deputados, assessores parlamentares e funcionários públicos.

Todos são acusados de desviar R$200 milhões da folha de pagamento da Assembléia Legislativa de Alagoas, com o uso de laranjas e funcionários fantasmas, nos últimos cinco anos. A fraude incluía a restituição do Imposto de Renda.

Mano, como é conhecido o ex-governador, e seu assessor foram presos em flagrante, por porte ilegal de armas. A operação movimentou o meio político alagoano e investiga nove deputados estaduais, um terço da Assembléia Legislativa. Um deles, Cícero Ferro (PTB), o único parlamentar preso, é acusado de porte ilegal de arma.

A oposição na Assembléia quer investigar o caso.

- É necessária cautela, mas se as provas vierem à público, pediremos o afastamento e uma CPI - disse o líder da oposição, Udson Cabral (PT).

Ontem, os advogados dos parlamentares tentaram uma manobra jurídica. Queriam adiar os depoimentos dos deputados para janeiro. O delegado da PF, Jandelyer Gomes, confirmou a intenção, mas disse que até a próxima quarta-feira todos deverão ser ouvidos:

- Há uma determinação judicial que diz que eles têm de ser ouvidos até o dia 12. Caso contrário, se não comparecerem, haverá outras providências.

Hoje será ouvido o presidente da Assembléia, Antônio Albuquerque (DEM). Foram convocados para a próxima semana Cícero Amélio (PMN); Isnaldo Bulhões Filho (PMN), filho do presidente do Tribunal de Contas; Arthur Lira (PMN), filho do deputado federal Benedito de Lira (PP); Dudu Albuquerque (PSB); Edval Gaia (PSDB); Maurício Tavares; e Nelito Gomes de Barros (PMN), filho do ex-governador Manoel Gomes de Barros.

(*) Especial para O GLOBO