Título: Saúde planeja contratar 5 mil até 2011
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 08/12/2007, O País, p. 23

Objetivo é atingir metas do PAC, mas dinheiro do programa não está garantido.

BRASÍLIA. O Ministério da Saúde vai contratar cerca de cinco mil servidores até 2011. O governo sustenta que as contratações são necessárias para atingir as metas do PAC da Saúde, anunciado esta semana no Planalto. Parte dos contratados vai substituir os cerca de 3.600 profissionais terceirizados, que representam 35% dos servidores da pasta.

O dinheiro para o PAC da Saúde, porém, não está totalmente garantido, já que em grande parte depende da prorrogação da CPMF. Mas, mesmo assim, o governo já planeja contratar mais.

Ao todo, há 10.402 servidores, dos quais 6.764 são concursados. O primeiro concurso será realizado ano que vem, e o ministério pretende dar posse à primeira turma em julho de 2008. O custo estimado de contratação é de R$967,6 milhões.

Os concursados substituirão, até 2011, cerca de 1.961 funcionários que vão se aposentar nesse período. São servidores da sede e dos órgãos do ministério nos estados. A pasta não realiza concurso público para administração há vinte anos.

Os futuros servidores vão ocupar cargos de gestão em saúde e de agentes administrativos. Serão contratados auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores para o Departamento Nacional de Auditorias do sistema (Denasus). O único cargo de nível médio é o de agente administrativo. Os demais são de nível superior.

- A recomposição da força de trabalho é a estratégia para atingir as metas do "Mais saúde" - disse Márcia Bassit, secretária-executiva do ministério.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou, na cerimônia do lançamento do PAC da Saúde, batizado oficialmente de "Mais saúde", que o programa irá possibilitar um aumento de preço na tabela dos procedimentos executados pelos médicos para o SUS.