Título: Novo ciclo de grandes hidrelétricas
Autor: Paul, Gustavo; Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 09/12/2007, Economia, p. 49

Depois de 13 anos, leilão do Rio Madeira inicia megaprojetos mais ecológicos, mas com energia cara

Quatro anos depois de lançar o projeto de duas grandes usinas no Rio Madeira, em Rondônia, o governo vai finalmente começar a transformação desse sonho em eletricidade. Será realizado amanhã, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, o leilão da primeira delas: a de Santo Antônio, que representa o início de um novo ciclo da energia hidráulica brasileira. A partir de agora, usinas "ecologicamente mais corretas", sem os grandes lagos que inundam milhares de quilômetros de fauna e flora, serão prioridade, segundo especialistas. A razão é simples: elas terão de se instalar na Região Amazônica, a última fronteira hidrelétrica do país. Dessa forma, o Complexo do Madeira constitui-se, também, em um grande teste.

Essa nova fronteira, porém, mudará o perfil de preço da energia hidrelétrica, usualmente mais barata do que as demais. A energia amazônica será necessariamente mais cara. Primeiro porque as usinas são distantes das grandes cidades e indústrias da região Centro-Sul. Outra razão é que, como não contam com as grandes áreas inundadas, não têm como garantir o fluxo de água nas turbinas em época de seca.

- Os projetos na Amazônia terão de seguir uma lógica diferente. Haverá diminuição da energia potencial das usinas, pois os rios têm períodos mais cheios e outros mais vazios. Além disso, o custo da transmissão será mais elevado - explicou o professor Ivan Camargo, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília.

Outras fontes serão necessárias

Além disso, Santo Antônio dá o pontapé inicial no primeiro empreendimento de grande porte no país em 13 anos - Xingó (SE) ficou pronta em 1994. Outra novidade é a consolidação da parceria entre governo e iniciativa privada para tocar a obra. Sob essa perspectiva, significa ainda o retorno em peso do Estado aos megaempreendimentos de energia elétrica.

- Considero o Madeira um marco - resume o presidente da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

A entrada das hidrelétricas do Madeira é emblemática para o futuro energético brasileiro. Com 70% de sua energia gerada pela força das águas, o Brasil só explorou 30% desse potencial. E é justamente na área em que o terreno do Planalto Central se transforma em planície amazônica que está o maior potencial hidrelétrico brasileiro. Não há espaço nas demais regiões para grandes empreendimentos, capazes de atender de uma só tacada ao crescimento da demanda do país. Segundo analistas, Sul, Sudeste e Nordeste poderão contribuir apenas com usinas médias e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

Mas, por enquanto, a Região Norte é uma promessa. Só existem ali mais três grandes projetos de usinas. Jirau, também no Madeira, é a irmã siamesa de Santo Antônio. Sua licitação, marcada inicialmente para março, foi transferida para maio de 2008, e é uma das vedetes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outra é Belo Monte, no Pará, que se arrasta há quase cinco anos e ainda aguarda licença para construção, empacada por razões ambientais. A terceira é Marabá, no Rio Tocantins, cujos estudos ambientais estão apenas começando.

A possibilidade de construção de grandes usinas na região ainda depende de estudos feitos pela EPE. Sete bacias estão sendo inventariadas para que se saiba se é possível a geração de até 28 mil MW - o equivalente a 25% do que o país produz hoje. Apenas o Rio Teles Pires, em Mato Grosso, já foi inventariado, e agora está na segunda fase de estudos. Ainda não se sabe, portanto, que grandes usinas podem surgir ou onde elas estarão.

Risco de apagão se modelo falhar

Por isso, paralelamente a esse mapeamento, os técnicos dizem que o Brasil terá que investir em outras fontes de energia, como a biomassa (a partir de bagaço de cana, dejetos etc.), a térmica (a mais poluente) e a nuclear (além da retomada de Angra 3, há estudos para a construção de outras nove usinas até 2030).

A concretização das demais obras em área amazônica dependerá do sucesso técnico e ambiental das usinas do Madeira. Construídas sob uma nova perspectiva tecnológica, a da energia gerada apenas pela velocidade da água, sem grandes reservatórios, as futuras usinas só serão viáveis se tiverem o menor impacto ambiental possível.

- Essas usinas podem tirar a virgindade da Amazônia, mostrando que é viável explorar energia de maneira sustentável - diz Mário Menel, presidente da Abiape, entidade que reúne autoprodutores de energia.

Além disso, Santo Antônio é a evidência de que, sem o capital privado, não haverá como fazer da floresta uma geradora de energia. O professor Nivalde Castro, do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ, lembra que, até os anos 80, as estatais respondiam pelas obras das usinas do país. Depois, o setor privado foi o motor das obras no governo de Fernando Henrique Cardoso. Agora, o modelo é misto, o que, em sua opinião, tende a ser o definitivo:

- Ele consolida um modelo de parceria estratégica entre o público e o privado. E ele tem de dar certo, senão vai ter apagão.

ESTATAIS SAIRÃO VENCEDORAS DA DISPUTA, NÃO IMPORTA O RESULTADO, na página 50