Título: Renúncia de R$ 1,7 bi
Autor: Flores, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 20/04/2009, Economia, p. 11

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos itens de três segmentos industriais foi utilizada pelo governo federal como forma de amenizar os efeitos da crise econômica sobre o varejo e diminuir os impactos sobre o mercado de trabalho. A renúncia fiscal do governo passa de R$ 1,7 bilhão com os três setores ¿ automotivo, de materiais de construção e de eletrodomésticos.

Os primeiros beneficiados foram os automóveis. Desde 12 de dezembro, o imposto sobre os carros brasileiros caiu em até 7% e impulsionou o setor que, apesar da turbulência internacional, vem apresentando resultados positivos de vendas. O IPI continua reduzido até junho com o compromisso das montadores segurarem as demissões.

O imposto sobre os materiais de construção está reduzido em até 10% até junho. A expectativa é que o balanço de abril já mostre os efeitos da isenção dos impostos iniciada neste mês e ampliada para mais itens na última sexta-feira. Ao todo mais de 50 produtos utilizados na construção civil estão sendo beneficiados. (MF)